05 maio, 2010

Sindicato dos Jornalistas de SP repudia detenção de cinegrafista da Rede Record

imageO Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) repudiou a detenção do assistente de cinegrafista da Rede Record, Herbet Mota. Na última segunda-feira (3), ele foi detido durante a apuração de uma reportagem e permaneceu por duas horas no 22º Distrito Policial, em São Miguel Paulista.

Mota e a equipe da Record apuravam denúncia de que policiais civis estariam fazendo uso indevido de uma viatura e de um carro apreendido. Ao ser questionado, o delegado José Alves Viegas, do 22º DP, determinou a detenção do assistente.

"(...) Ao invés de punir policial sob seu comando, que ilegalmente se utiliza de veículos apreendidos, (Viegas) determinou a prisão arbitrária do cinegrafista em pleno exercício de suas funções constitucionais, que é o de registrar fatos para serem levados ao conhecimento público. Aliás, tanto delegado quanto policial são funcionários públicos que devem satisfações para a comunidade", diz a nota do Sindicato.

A entidade ressalta que a detenção "desqualifica o exercício da função pública de policial" e diz que exigirá retratação dos envolvidos e apuração dos fatos.

Também em nota, a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) condenou o episódio e informou que aguarda investigação da Corregedoria da Polícia Civil para investigar se houve abuso de autoridade.

Nenhum comentário: