02 março, 2010

Pergunta de prova do BBB gera polêmica

Cadu ganhou uma ligação telefônica durante prova com pergunta polêmica

Em uma prova de conhecimentos gerais do Big Brother Brasil, nesta segunda (1º), a pergunta: “em qual Estado brasileiro fica Brasília?” gerou polêmica entre os telespectadores, discussões em redes sociais e também entre professores de geografia.

O apresentador Pedro Bial questionou em qual Estado brasileiro fica Brasília. Cadu respondeu Goiás, e Bial disse que ele estava correto. Ao final da prova, o personal trainer ganhou por três respostas certas contra duas de Dourado, o direito a fazer uma ligação de telefone.

Marly Nogueira, coordenadora do Departamento de Geografia da UFMG e doutora em geografia pela UFRJ afirmou que a resposta está certa em termos de localização geográfica.

- Brasília, que é o Distrito Federal, está inserida geograficamente dentro do território do Estado de Goiás, mas é importante ressaltar que o Distrito Federal é uma unidade da federação independente de Goiás, que tem status diferenciado dos Estados, uma vez que sedia a capital federal.

Já o professor Paulo Moraes, professor de geografia do cursinho Anglo de São Paulo e da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) afirma que o erro está na formulação da pergunta.

- A questão não tem pé nem cabeça. Brasília está localizada no Distrito Federal e não pertence a nenhum Estado. Eles poderiam ter perguntado “O Distrito Federal está circundado por qual estado?” Aí, sim, a resposta seria Goiás.

A assessoria de comunicação da Globo disse que a emissora vai se pronunciar sobre o assunto ainda nesta terça (2).

Fonte: R7

Nenhum comentário: