08 fevereiro, 2010

Super Bowl se torna programa de TV mais visto da história dos EUA

Drew Brees comemora título inédito com seu filho. O quarterback foi eleito o MVP do Super Bowl

O Super Bowl continua impressionando pela sua grandeza e pelo seu alcance nos Estados Unidos. O último, que teve o New Orleans Saints como campeão, foi visto por mais de 106 milhões de pessoas, superando a final da série 'MASH' de 1983 para se tornar o programa mais assistido da história da televisão naquele país.

Estima-se que 106,5 milhões de pessoas estiveram à frente da TV no domingo, batendo o seriado em 1983, que teve 105,97 milhões de espectadores. Por isso, a marca foi aclamada.

"Foi um daqueles momentos mágicos que você não vê frequentemente nos esportes", disse o presidente da CBS News and Sports, Sean McManus.

A grande audiência é explicada pelas histórias emocionantes que envolvem Nova Orleans com a recuperação da cidade após ser destruída pelo furacão Katrina em agosto de 2005 e por ter sido levantada em parte pelo futebol americamo. A grande campanha do quarterback Peyton Manning, do Indianapolis Colts, também atraiu bom público.

A partida também superou uma outra audiência recorde anterior de um Super Bowl na emocionante partida do ano passado entre o Arizona e Pittsburgh em que 98,7 milhões de pessoas acompanharam o duelo de suas casas.

Vale lembrar que hoje há mais casas com televisão do que havia em 1983. Estima-se que 77% de lares com TVs estavam assistindo a 'MASH', comparado com a quota de audiência de 68% para o Super Bowl de domingo.

Fato é que o recorde da série foi duradouro. Em última instância, pode ser difícil dizer qual o programa realmente foi visto por mais pessoas. Há uma margem de erro em tais números, principalmente os de segunda-feira, e a estimativa da Nielsen é que isso pode mudar com um olhar mais aprofundado nos dados de terça-feira.

"É importante para todos os membros da comunidade de radiodifusão", disse Leslie Moonves, CEO da CBS Corp. "Para quem quer escrever que a radiodifusão é morta, 106 milhões de pessoas assistiram a este programa. Você não pode achar isso em nenhum outro lugar", disse.

Moonves previu que a CBS vai ganhar mais em receitas de publicidade do que em qualquer outro Super Bowl e que o sucesso deste ano pode ditar a tendência da publicidade nas próximas temporadas.

O recorde também atraiu felicitações de Alan Alda, a estrela de 'MASH'. "Se a audiência de MASH foi batida, em grande parte foi pelo fato de que o país inteiro estava torcendo para o Nova Orleans triunfar de todas as formas possíveis", disse Alda. "Eu também e eu não poderia estar mais feliz por eles. Eu amo essa cidade", completou.

Assim como no ano passado, o Super Bowl também teve ar de surpresa. O New Orleans Saints precisou superar todas as expectativas para bater os Colts e levantar a taça pela primeira vez em sua história, que começou em 1967.

Nenhum comentário: