17 fevereiro, 2010

Record surpreende com audiência dos jogos de inverno

vancouver2010A Record fez uma aposta de alto risco ao programar a exibição de dois blocos de programação sobre os Jogos de Inverno, desde sexta-feira disputados em Vancouver, no Canadá. Nos bastidores da emissora, ninguém arriscava uma previsão de audiência.

Atleta de esqui alpino em Vancouver; competição rendeu 8 pontos à Record na segunda à tarde

Atleta de esqui alpino em Vancouver; competição rendeu 8 pontos à Record na segunda à tarde

Os resultados dos primeiros dias foram surpreendentes. Em pleno Carnaval, no país do futebol e com os termômetros batendo nos 40 graus Celsius, competições desconhecidas nos trópicos (como esqui alpino, esqui cross country, curling, snowboard e patinação no gelo) renderam à Record médias de até 10 pontos, picos de 12 e sintonia de 22% dos televisores ligados na Grande São Paulo.

Na tarde de terça-feira, a Record alcançou média de 7 pontos das 14h30 às 19h03, com eventos pré-gravados e ao vivo. É mais do que a emissora vem colhendo com sua programação vespertina. No horário, a Globo marcou 23 pontos e o SBT, 4.

À noite, das 23h45 à 0h59, a Record registrou 6 pontos com Vancouver, enquanto Globo e SBT tiveram, respectivamente, 17 e 9 pontos. Na segunda-feira, a Record foi mais feliz à noite: conseguiu 9 pontos, contra 15 da Globo e 7 do SBT. E a Record News, com sua cobertura limitada pelo UHF, atingiu no domingo pico de 1,8 ponto, deixando Band e Rede TV! para trás.

A transmissão de flash de Canadá x Noruega no curling rendeu média de 6 pontos na terça-feira

A transmissão de flash de Canadá x Noruega no curling rendeu média de 6 pontos na terça-feira

A Globo teve os direitos dos Jogos de Inverno e nunca os exibiu, talvez temendo rejeição do público. O desempenho da Record com essa olimpíada mostra que é um equívoco pensar que brasileiro só gosta de samba, futebol e telenovela. As boas audiências conquistadas até agora premiam a ousadia da Record de oferecer ao telespectador algo diferente do feijão com arroz do dia a dia. Não é porque a pessoa nunca viu neve que ela não se interessará pela patinação no gelo. No mundo globalizado, o Canadá é logo ali.

A Record poderia ter sido só um pouquinho mais ousada, transmitindo todos os Jogos em alta definição (são só alguns). Não conseguiria mais pontos com isso, mas agradaria a um público mais abonado e exigente.

Créditos: Daniel Castro

Nenhum comentário: