11 fevereiro, 2010

Homossexuais se irritam com o Big Brother Brasil 10

Mais uma polêmica envolvendo o BBB10 da Globo. Desta vez, o protagonista é Marcelo Dourado, que na última semana soltou uma ‘pérola’. Ele disse que heterossexual não pega Aids. Na mesma noite, Pedro Bial alertou o público para não dar ouvidos ao participante, e indicou o site do Mininistério da Saúde para melhores esclarecimentos sobre a doença.
Essa postura, porém, gerou polêmica na internet. Irritado com a falta de informação do lutador, o ex-BBB da quinta edição, Jean Wyllys – homossexual assumido – fez um desabafo em seu minblog no Twitter.
“Não sei se estou mais chocado com a declaração do Dourado sobre infecção por HIV ou se com a ironia de Bial ao dar o site do Ministério da Saúde. A representação televisiva tem força. Muita gente pode fazer eco à bobagem defendida pelo Dourado. Bial tinha de ser mais incisivo!”, ponderou o professor.
Igualmente assustada com a postura da atração global em não corrigir mais efetivamente um erro grave de informação por parte do participante do reality show, a presidente do Grupo Arco-Íris, Gilza Rodrigues disse a O Fuxico que considera essa postura um retrocesso.
“Às vésperas do lançamento de uma campanha de prevenção contra Hiv/Aids do Ministério da Saúde representa um grande retrocesso. O governo gasta milhões com campanhas de conscientização – tanto para heterossexuais quanto para LGBT - para uma pessoa mal informada, em rede nacional, pôr em xeque todo o esforço de anos dos movimentos sociais. É por este motivo que nosso grupo continua organizando oficinas de esclarecimento à população”.
Vale lembrar que Dourado, participante do BBB4, que acabou voltando nesta décima edição, não esconde sua aversão aos homossexuais dentro da casa. Por este motivo, vários conflitos já ocorreram entre ele e Dicesar.
Procurada por O Fuxico, a Central Globo de Informação enviou a seguinte nota: "O apresentador Pedro Bial esclareceu que ninguém deve se guiar pelas explicações dos participantes e lembrou os telespectadores para acessarem o site www.aids.org.br, no qual há esclarecimentos e orientações sobre a doença. Não cabe em um programa como o Big Brother Brasil explicações mais aprofundadas sobre o assunto, mas aproveitamos a discussão para, mais uma vez, incentivarmos a população a procurar esclarecimentos sobre a AIDS."

Nenhum comentário: