03 outubro, 2009

50 por 1 mostrará as Filipinas


No último programa 50 por 1 desta segunda temporada, que será exibido neste sábado (03), Álvaro Garnero arruma as malas e embarca para as Filipinas. O apresentador faz toda a jornada a bordo de um jeepney, transporte público típico do País. O Jeepney é um jipe militar americano transformado em ônibus.
As comidas exóticas estão entre os destaques dessa viagem. Em Manila, Álvaro Garnero experimenta o "dinuguam", o prato mais típico do País, uma sopa de sangue de porco, servida com o fígado do porco. Em Pateros, a 30 km de Manila, ele encara o aperitivo preferido do povo filipino, o balut: um ovo fertilizado, com um feto de pato dentro que é comido cozido, com alguns temperos. Na ilha de Palawan, ele ainda prova uma espécie de larva que vive dentro dos cascos das árvores locais. A larva é comida crua, sem temperos.
Em Manila, Álvaro Garnero também aprende a dança Maglatik, onde só homens participam - dançando e tocando cocos que são amarrados por cintas ao redor do corpo deles. Em Quezon, cidade mais populosa das Filipinas, ele aprende a arte marcial do País com um grupo de militares, o Pekit-Tirsia-Kali.
Na ilha de Palawan, o programa visita uma fazenda de crocodilos, tribos nativas locais que habitam a ilha a mais de mil anos e ainda conhece o maior rio subterrâneo navegável do mundo.
"Nas Filipinas você tem que se preparar para o novo. Os hábitos são diferentes, a paisagem é diferente e tudo é inesquecível" , revela o apresentador.
O programa 50 por 1 conta com a narração do grande crítico e poeta Mário Chamie, direção de José Amâncio e Sérgio Augusto de Andrade, que também assina o roteiro e edição.

Nenhum comentário: