20 setembro, 2009

Polêmica: A Globo discrimina os evangélicos?


Sutiã e calcinhas sobre a Bíblia, cristã louca na novela e agora um pastor corrupto numa minissérie. Por que a Globo, que só transmite cerimônias do Vaticano, odeia tanto os evangélicos?

Desespero, medo, pânico de perder a hegemonia. Seriam esses os fatores que motivam a “Rede Globo” a acusar e atacar constantemente a “Rede Record”, a Igreja Universal do Reino de Deus e o bispo Edir Macedo?
As críticas contra os evangélicos são feitas pela “TV Globo” de forma constante. Alinhada à Igreja Católica sem, no entanto, admitir essa posição, a emissora dos Marinho coloca missas no ar, faz megacoberturas de eventos do Papa, apoia e promove shows de padres católicos. No campo da ficção, somam-se evidentes exemplos de preconceito contra evangélicos. A próxima temporada da série “Ó paí, ó”, da “Rede Globo”, vai explorar a imagem de um malandro que se transforma em pastor corrupto, que desvia dinheiro da igreja. O criminoso da ficção será interpretado pelo ator Matheus Nachtergaele. O expediente não é novidade.
Na novela “Duas Caras”, que foi ao ar no ano passado, Edivânia, uma evangélica interpretada pela atriz Suzana Ribeiro, incitava seguidores a atos de violência, organizou uma tentativa de linchamento e perseguiu com ódio os homossexuais. Retratada como fanática, rancorosa e extremamente intolerante, a atriz Suzana foi orientada a estereotipar o personagem e agir como louca nas gravações. Isso causou indignação de líderes religiosos de várias denominações com a novela escrita por Aguinaldo Silva, que nega ser uma pessoa preconceituosa.
Em 1995, na minisérie “Decadência”, o ator Edson Celulari era Mariel, um homem que fica milionário 5 anos depois de fundar uma igreja. Mariel, além de ter casos amorosos com fiéis e obreiras da igreja, é baleado por outro pastor numa das cenas. Nesse mesmo programa, a emissora desrespeitou a Bíblia ao retratar o Livro Sagrado com um sutiã sobre ela. Representantes de várias igrejas evangélicas também se manifestaram contra o que consideraram uma perseguição. Distorcer a realidade usando a
ficção é uma forma conhecida e velada de manipular o telespectador. Mas o telespectador percebe a verdade, reconhece os interesses presentes por trás das mensagens televisivas e, principalmente, não gosta quando tentam enganá-lo ou subestimá-lo.

A discriminação divulgada no youtube

O “youtube”, site de compartilhamento de vídeos da internet, traz uma série de vídeos que lembram como a “Globo” costuma discriminar os evangélicos. Um deles, com o título “Globo zomba de evangélicos” (veja abaixo) repercute o episódio de Edivânia, a evangélica apresentada como desequilibrada e insana na novela “Duas Caras”. O assunto, que expõe o preconceito religioso, mereceu destaque na revista “Veja” e foi discutido na “TV Record”, no programa “Domingo Espetacular”, que mostra como religiosos das mais diversas denominações se chocaram com a personagem caricata e agressiva. Entre líderes que chamam o personagem de aberração, que nada lembra os evangélicos, um deles, ligado à comunidade judaica, lembra que Hitler também começou a estereotipar os judeus para depois persegui-los. Também há humor nesses vídeos. Uma paródia do filme “A queda – as últimas horas de Hitler”, faz uma brincadeira para demonstrar como a “Globo” estaria desesperada com o avanço da “TV Record”. (clique aqui)


Você acha que a Globo é preconceituosa e persegue os avangélicos? Deixe seu comentário.

6 comentários:

Anônimo disse...

O Jornal Nacional, da Rede Globo, ja produziu uma serie sobre os verdadeiros evangélicos, dando exemplo de religiões evangélicos que buscam a igualdade entre os dandos e não apenas o $$$$$!!!

Marcelo disse...

A Record transmite ou exibe alguma coisa catôlica? Caso negativo, se aplica a ela a mesma questão levantanda contra a Globo. Quanto as denúncias, se não forem verdade a investigaçao irá provar. O que considero pouco provável. E de domínio público que a Igreja Universal e seus dirigentes assaltam seus fieis. O que é uma pena.

Anônimo disse...

Meu Lema é aquele que ninguém é melhor do que ninguém, então quem é a Globo para Discriminar alguém? Acho que a Globo deve respeitar a Fé das pessoas, religião é igual Futebol, Politica, não se discute!Vamos respeitar o próximo néh...é o minimo que devemos fazer!

Anônimo disse...

A RECOPIA ESTAR NO DESESPERO TOTAL,PORQUE O SBT,ESTAR NA COLA,FICOU QUASE NO DOMINGO TODO ,NA TERCERONA!

Anônimo disse...

cara eu acho q isso é uma falta de respeito sou evangélico e acho q a globo deveria dar mais respeito a essa religiao nao brigo por religiao mais eu acho q em questao de religiao nao se descute

Anônimo disse...

NÃO VAMOS DEIXAR O MONOPOLIO DOMINAR O NOSSO PAIS MAIS, O QUE A RECORD QUER É ESPAÇO POIS ELA TBM É UMA EMPRESA, TEM DIREITO DE COMPETIR NO MERCADO TELEVISIVO E É O QUE TODO GRANDE EMPRESARIO QUER, QUE SUA EMPRESA SAI NA FRENTE, ASSIM COMO A GLOBO NAO É NENHUMA "SANTA" TODOS SABEM "DISSO", A RECORD JÁ SE DEFENDEU DOS ATAQUES DA GLOBO, COM O BISPO FAZENDO O SEU PRONUNCIAMENTO, SOBRE ELE FALANDO DOS ATAQUES VOCE CONFERE NO YOUTUBE, E A REDE GLOBO SOUBE SE EXPLICAR DO FATO, DO DEBATE ELEITORAL ONDE "ELA" BOICOTA PARTE DO PRONUNCIAMENTO DE LULA, ISSO ELA NAO SOUBE EXPLICAR ALEM do mais. a globo é assim: quando interessa - tem dívidas monumentais com o BNDES e não pode contrariar o governo, qualquer governo - nada de manchetes, nada de noticiário, muita auto-referência - fala-se dos atores de novelas no Faustão, fala-se de novos grupos desconhecidos de rock ou pagode, mas nada que interesse para informar a população quanto ao que de fato está acontecendo no Brasil.
Apenas para relembrar, durante a ditadura militar, a TV Globo foi adesista de primeira hora, sempre contra o povo brasileiro e sua censura interna sempre foi tão rigorosa que deixava atônitos os censores da ditadura! Agora, com a anunciada volta da censura via sistema de regulação de áudio-visual do Ministério da Cultura (que não tem dinheiro para ninguém, portanto carece de moral para regular o que quer que seja neste setor!).
Devo afirmar que a record tambem tem seus defeitos mas soube JUSTIFICAR. e o processo ja foi arquivado uma vez por falta de provas, por causa de um PROMOTOR que sai com a juiza, foi confirmado que ele foi manipulado pela REDE GLOBO, por isso foi afastado por um tempo, AGORA É ELE DE NOVO. POR FAVOR PESSOAL, EU CRITICAVA A REDE RECORD, HOJE DEPOIS DE ESTUDAR MUITO E VER QUE A VERDADE VEM A TONA, MUDEI MINHA CONCEPCAO, E DOU RAZAO A RECORD FAZER OS ATAQUES. FICA POR VC TIRAR SUAS DUVIDAS. OBRIGADO PESSOAL