31 maio, 2009

A Fazenda: Como funciona o confinamento na roça do reality show da Record


Imagine um grupo de celebridades no dia-a-dia de uma vida no campo. Acordando com o canto do galo, tendo que tirar leite de vaca para poder se alimentar e, de quebra, precisando conviver em harmonia com gente que mal conhece. No maior clima de mistério – os nomes dos 14 participantes foram mantidos em sigilo durante toda a etapa de produção do programa -, a Rede Record estreia neste domingo (31), às 20h30, o reality show “A Fazenda”.
Uma das grandes apostas da emissora, o programa é encarado como um misto do global “Big Brother Brasil” e a “Casa dos Artistas”, do SBT. Na disputa, os famosos irão batalhar pelo prêmio de R$ 1 milhão – a mesma quantia que ganham os campeões do BBB.
O confinamento durará 11 semanas – quase três meses – e será em uma fazenda de 150 mil m² em Itu, no interior de São Paulo. Para vigiar a turma, haverá 36 câmeras ligadas 24h por dia, sete dias por semana. No BBB9, da Globo, eram 40 “espiãs” em cima dos confinados.
E as comparações param por aqui. Mesmo com a previsão de festinhas, amizades e encrencas, os confinados da roça terão de trabalhar durante toda a sua estadia no programa, ao contrário dos brothers globais, que sempre vivem com luxo e conforto.

Como funciona a fazenda

A turma será comandada pelo “Fazendeiro”, uma espécie de líder eleito toda semana. Quem não se acostumar com a labuta no campo vai entrar na listinha do “Tá na Roça”, que indica semanalmente três nomes para a berlinda. A eliminação fica sob a responsabilidade do público. Os dias em que os indicados serão conhecidos e em que um deles sairá da fazenda ainda não foram divulgados.
O programa será diário, com flashes durante toda a programação da Record e ao vivo durante a noite. Segundo a emissora, não haverá pay-per-view. A apresentação ficará a cargo do jornalista Britto Jr, ex- “Hoje em Dia”. Chris Couto, que já foi VJ da MTV e atriz na Globo, vai repercutir o programa com o público nas ruas.

De onde surgiu a ideia

Transmitido em mais de 40 países, como França, Colômbia, Croácia e Itália, o reality show foi criado pela produtora sueca Strix, sob o nome de “The Farm”.
Com um formato similar ao do originalmente holandês “Big Brother”, o programa coloca toda a tropa pra trabalhar – caso contrário, nem comida haverá para os participantes.

Alexandre Frota já esteve na roça

Produtor-assistente de “A Fazenda”, Alexandre Frota tem experiência para enriquecer o programa: ele participou da edição portuguesa, transmitida pelo canal TVI em 2004 com o nome “Quinta das Celebridades”. O fortão não chegou à final, mas arranjou muita confusão com o vencedor, José Castelo Branco, habitué do jet-set lusitano (e com um passado de drag queen no currículo). Quando o programa acabou, Frota causou polêmica ao tascar um beijo no campeão.

Será que aqui no Brasil alguém vai conseguir igualar as polêmicas de Frota? Estamos de olho!

Nenhum comentário: