16 fevereiro, 2009

O programa 3 a 1 da TV Brasil recebe Neguinho da Beija Flor


O programa terá uma edição especial de carnaval, na terça, 17 de fevereiro, às 22h40. E, para falar sobre o assunto, recebe especialistas das três cidades aonde a festa é mais vibrante: Rio, Salvador e Recife. Das escolas de samba, o compositor e intérpreteNeguinho da Beija-Flor; do frevo e do maracatu, Marcelo Varela; e do mundo dos afoxés, Paulo Miguez. Eles dão suas opiniões sobre qual dessas cidades tem o melhor carnaval e sobre a que, no entender dos três, mais representa essa festa. Confira algumas aspas de Neguinho:

Neguinho: “O samba tem a vantagem de atrair os artistas da mídia, o que dá destaque ao carnaval do Rio de Janeiro.” “A grande contribuição para o carnaval do Rio de Janeiro forma os chamados 'patrônomos'.”

Neguinho: “O diferencial do carnaval no Rio de Janeiro são os desfiles das escolas de samba.”

(sobre o carnaval como negócio)

Neguinho: “É ótimo! Enquanto não era um grande negócio não tinha a dimensão que tem hoje. A grande organização do carnaval veio com os bicheiros.”

“Eu não jogo no bicho, mas acho que isso está enraizado na cultura.”

Neguinho: “A escola (Beija-Flor) é mais voltada para a comunidade.

Neguinho: “Fiz um show em Berlim, lá tem público, todo mundo gosta. Eu viajo todo ano em junho, julho para o exterior.”

Neguinho: “O samba já foi marginalizado, mas hoje em dia é uma felicidade quando a gente chega na Europa e nossa música está dominando. A nossa cultura no mercado vai de vento em polpa, melhor que futebol (risos)! Tem sempre um lugar pra gente fazer um show. Mas o brasileiro tem que se organizar mais para fazer grana lá fora.”

Neguinho: “Os baianos estão mais organizados no sentido da exportação, eles conseguiram entrar mais.”

(sobre a crise financeira)

Neguinho: “No ano passado, antes da crise, eu tive muito mais convites do que estou tendo agora. Estou sentindo a crise.”

Neguinho: “O carnaval rola, principalmente no Norte do país.”

Neguinho: “Aonde existe a presença maior do negro o carnaval é muito mais animado. Eu tenho 67,1 de sangue europeu... da onde veio isso? (risos)

Neguinho: “O futuro do carnaval está num espaço maior, porque a Sapucaí já ficou pequena. Há muita procura de outras escolas. Eu acho que o carnaval do Rio de Janeiro tem que partir para um espaço maior.”

Neguinho: “Todas as escolas de samba tem suas escolas mirins, e isso é maravilhoso.”

Neguinho: “Se a Beija-Flor acabar eu fico órfão, eu acabou junto, eu fico todos desorganizado.”

(sobre a doença)

Neguinho: “A primeira coisa que eu fiz para vencer o câncer foi colocar o povo comigo e esse pensamento positivo meu deu força. Eu divulguei o problema e as pessoas rezaram. O mau já passou, agora só falta a quimioterapia que maltrata um pouquinho, mas vou estar na avenida normalmente. Eu mudei minha parte espiritual. A doença foi um mal que veio para o bem, pois eu vi quantos amigos eu tenho e eu me aproximei da religião. Eu não sabia nem rezar e hoje já sei. Foi como um puxão de orelha de Deus.”

Neguinho: O carnaval do Rio de Janeiro é: alegria e beijo na boca.”

Nenhum comentário: