10 setembro, 2009

“Caminho” bate recorde, mas fica atrás de “A Favorita”


Atual novela das oito, “Caminho das Índias” tem batido recordes de audiência nos últimos dias, mas deverá fechar sua exibição, amanhã, como o pior desempenho da Globo às 21h desde “Esperança” (2002).
Anteontem, a trama de Glória Perez marcou 53 pontos de média na Grande São Paulo. Isso não acontecia desde abril de 2006, com “Belíssima”.
Mas, na média acumulada desde o primeiro capítulo, “Caminho das Índias” tinha até anteontem 38,6 pontos. A não ser que alcance hoje e amanhã números inimagináveis para o atual momento da Globo, a novela não repetirá sequer o desempenho de “A Favorita”, sua antecessora. A história de João Emanuel Carneiro, que decepcionou no Ibope, terminou com 39,5 pontos na Grande SP.
“Esperança”, cujo autor, Benedito Ruy Barbosa, chegou a ser afastado, fechou com 38 pontos de média.
Desde a recordista “Senhora do Destino”, que registrou média de 50,5 pontos em 2005, as novelas das oito da Globo vêm perdendo audiência sucessivamente. De “Páginas da Vida” (2006/07) para “Paraíso Tropical” (2007), houve uma queda de quatro pontos de 46,8 para 42,8. “Duas Caras”, antecessora de “A Favorita”, marcou 41,1.
A queda, em parte, se deve ao crescimento da Record. Mas o principal “inimigo” das novelas das oito tem sido o desinteresse do público. O percentual de televisores ligados caiu de 68% em “Senhora do Destino” para 65% em “Caminho das Índias”. E, entre as TVs ligadas, significativos percentuais (mais de cinco pontos) migraram para canais pagos e DVDs.
Créditos: Outro Canal

Nenhum comentário: