18 maio, 2010

Fifa proíbe paradinha no estilo de Neymar

Reprodução

Neymar faz gol de pênalti com paradinha contra o Ceará: lance será proibido pela Fifa a partir de 1º de junho e pode custar cartão amarelo a jogador

A Fifa anunciou nesta terça-feira (18) que a paradinha nas cobranças de pênalti, ao estilo mais comum adotado pelos jogadores brasileiros, será proibida a partir do dia 1º de junho.
Assim, lances como os protagonizados pelo santista Neymar no último domingo (16), no jogo contra o Ceará, não serão mais permitidos e deverão ser punidos pelos árbitros com cartão amarelo.
O texto integral que será acrescido na regra 14 do futebol, sobre a cobrança do pênalti, diz o seguinte:
- Fazer fintas durante a corrida para a cobrança, a fim de confundir o adversário, é permitido. No entanto, fingir chutar a bola quando o jogador já tiver concluído a corrida será considerado uma infração à regra 14 e comportamento antidesportivo, que deverá ser punido com cartão pelo árbitro.
Assim, será permitido apenas mudar o ritmo da corrida para a bola, como Pelé consagrou a paradinha nas décadas de 1950 e 1960. Mas os jogadores não poderão mais fingir que estão chutando para esperar o goleiro cair, como se tornou comum no Brasil nos últimos anos.
Veja no vídeo abaixo os dois pênaltis cobrados por Neymar com paradinha:

 

Juízes de linha de fundo
A International Board também permitiu à Uefa, que organiza o futebol europeu, repetir na próxima edição da Liga Europa a utilização de mais dois auxiliares, posicionados na linha de fundo, atrás dos gols.
A medida, que na última temporada foi adotada apenas na primeira fase, agora valerá para todos os jogos da competição. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) também fez essa experiência em alguns jogos do Campeonato Carioca nos últimos anos.

Nenhum comentário: