11 maio, 2010

Copa 2010: Dunga convoca hoje a seleção brasileira

Foto da matéria

Em ano de Copa do Mundo, as dúvidas na cabeça do treinador da seleção brasileira são também as da torcida. Todos querem adivinhar ou encontrar a lógica utilizada pelo técnico para chamar este ou aquele jogador em detrimento de outro. Relembre abaixo as principais dificuldades que Dunga terá para escolher em cada posição:

O goleiro titular da seleção é uma unanimidade: Julio Cesar. Para as duas vagas que restam na reserva, os nomes mais cotados são os de Doni, Gomes e Victor. Doni, embora tenha o apreço de Dunga, está na reserva da Roma, enquanto Gomes e Victor estão em ótima fase no Tottenham e no Grêmio, respectivamente. Por isso, ambos podem ser escolhidos.
Se pela direita Maicon e Daniel Alves são nomes certos, a principal incógnita do grupo que irá à África do Sul fica por conta da lateral-esquerda. Dunga testou muita gente: Michel Bastos, André Santos, Kléber, Gilberto, Marcelo e até mesmo Daniel Alves já atuou improvisado na posição. Com o bom desempenho de Roberto Carlos no Corinthians, seu nome também voltou a ser cogitado para assumir a vaga, embora nunca tenha sido chamado pelo treinador. Portanto, pode-se dizer que a vaga está em aberto, embora Michel Bastos saia na frente por ter sido o titular na última partida do Brasil.
Na zaga, de acordo com as convocações ao longo da preparação, Dunga demonstrou estar indeciso entre Miranda, do São Paulo, e Thiago Silva, do Milan. O defensor do time paulista foi chamado diversas vezes, mas acabou perdendo espaço para o jogador da equipe italiana exatamente nos últimos compromissos da seleção. Além disso, há um fator que pode pesar contra Miranda: na última partida das eliminatórias ele foi expulso; portanto, estaria impedido de atuar na estreia do Mundial. Lucio, Juan e Luisão devem ser nomes certos.
O meio de campo de Dunga tem seus preferidos: Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué, Elano, Ramires, Julio Baptista e Kaká. A vaga restante é onde Dunga mais quebrou a cabeça. Nas últimas convocações, ele chamou Kléberson. Porém, como o jogador tem sido reserva no Flamengo e não tem as características necessárias para ser reserva imediato de Kaká, pode ficar de fora.
Ronaldinho Gaúcho pode ser o escolhido, pois já foi testado por Dunga e tem muita experiência em seleção. Correndo por fora está a revelação santista Paulo Henrique Ganso. Por ser um meia de muita criatividade, pode se tornar uma opção, pois o grupo da seleção não possui um jogador com essas características.
No ataque, Luís Fabiano, Robinho e Nilmar parecem ter suas convocações garantidas. A última vaga pode ser de Adriano, que sempre foi lembrado por Dunga durante a preparação. Porém, ausências em treinamentos e polêmicas envolvendo seu nome podem abrir uma brecha para quem está esperando. Neymar, que conta com um esplêndido Campeonato Paulista e o apelo popular no currículo, pode ser uma surpresa. No entanto, baseando-se em convocações anteriores, a vaga ficaria entre Grafite e Diego Tardelli, jogadores testados e aprovados por Dunga.
Nesta terça-feira (11), às 13h (de Brasília), Dunga irá dissipar as dúvidas ao anunciar os 23 atletas convocados para a Copa do Mundo da África do Sul. A seleção fará o início da preparação e os exames médicos no Centro de Treinamentos do Caju, pertencente ao Atlético Paranaense, em Curitiba, onde os atletas se apresentam no dia 21 e ficam até o dia 26.

Um comentário:

JulioVianaSchulz disse...

k7 será que o Dunga fico loko de deixar o Ronaldinho fora ? sem ele o jogo esta perdido! "Jogo não ten graça sem Ronaldinho !"....