08 março, 2010

Descubra os segredos de maquiagem dos maquiadores da TV Globo

Eles revelam os segredos de maquiagem para você copiar e ficar linda como as atrizes de novela, dicas incriveis e simples para dar tudo certo no make:

Maquiagem das atrizes de novela

A maquiagem transforma o rosto de uma mulher: pode torná-lo mais jovem, sensual ou elegante. Lembra da personagem Catarina, interpretada pela atriz Lilia Cabral na novela A Favorita? Abatida e envelhecida, nem de longe lembra a chiquérrima Tereza, de Viver a Vida.

Você bem que adoraria rejuvenescer alguns aninhos só com a maquiagem, né? Então, aprenda com a gente! Entrevistamos os maquiadores Fernando Torquatto, de Viver a Vida, Sérgio Azevedo, de Caras & Bocas, e Alê de Souza, de Cama de Gato. Eles respondem dúvidas sobre maquiagem e ensinam dicas práticas, econômicas e fáceis para você copiar e ficar linda!

1. O que não pode faltar na bolsa?

”Um protetor solar, uma base fininha, um pó compacto para tirar o brilho, um corretivo, um blush em tom pêssego ou rosado, duas sombras (uma bege cintilante e outra marrom, opaca), máscara preta para os cílios e um gloss ou batom cor de boca”, sugere Fernando Torquatto.

2. Como disfarçar a aparência cansada?

Para Torquatto, a compressa com chá de camomila gelado nos olhos dá ótimo resultado. Já na maquiagem, vale destacar a boca com um batom de cor forte. Os olhos, que denunciam o cansaço, devem ficar discretos. Use só corretivo e sombra clara iluminadora, e não contorne com lápis.

3. Como reduzir a oleosidade da pele?

”Enrole pedras de gelo em uma toalha e passe em todo o rosto, de baixo pra cima”, ensina Sérgio. “A atriz Juliana Paes mergulha o rosto numa bacia com água e cubos de gelo antes de ser maquiada. Isso fecha os poros e diminui a oleosidade”, lembra Alê. Para a hora da maquiagem, Torquatto ensina: “Aplique o pó compacto na zona T (testa, nariz e queixo), para tirar o brilho. Mas não deixe as bochechas opacas, porque o rosto perde o frescor”.

4. Como deixar a pele sem marcas e manchas?

Prepare a pele com capricho, para que ela fique uniforme. “Dilua sua base líquida em um pouco de hidratante (a proporção é de 70% de base para 30% de hidratante), e aplique. Assim, a pele fica mais natural. Depois, passe o corretivo (um tom mais claro que o da sua pele) nas manchas, nas espinhas e nas olheiras”, revela Torquatto.

5. Como passar o delineador sem erro?

”Faça um traço com o lápis de olho e aplique o delineador por cima”, ensina Torquatto

6. Como disfarçar os olhos fundos?

Aplique o corretivo (um tom mais claro que o da sua pele) no canto externo das pálpebras, próximo às sobrancelhas. “Só use sombras claras e dê um toque discreto de corretivo no cantinho interno dos olhos, perto de onde saem as lágrimas. Esse truque deixa o olhar muito mais expressivo”, garante Alê.

7. O blush deve combinar com o batom?

Não. “Mas escolha tons da mesma família. Exemplo: use o blush pêssego com um batom laranja, ou blush coral e batom rosa”, orienta Sérgio

8. Como usar rímel nos cílios inferiores?

”Apoie um lenço de papel debaixo da pálpebra inferior e aplique o rímel”, ensina Alê.

9. Como fazer para a maquiagem durar mais?

“Limpe bem a pele antes. Lave o rosto e aplique um tônico adstringente com algodão”, ensina Torquatto. Se usar base em pó, molhe a esponja, retire o excesso da água e aplique o produto em todo o rosto. Assim, você garante uma cobertura perfeita e melhor aderência na pele. Para a sombra cremosa não desbotar, use antes um corretivo nas pálpebras – ele melhora a fixação do produto. Se for usar sombra em pó, umedeça o pincel antes de aplicá-la. Prefira o blush cremoso, que adere melhor. E para manter os lábios pintados por mais tempo, passe o batom, aplique uma camada fina de pó por cima e depois o batom de novo”. No fim, abra a porta do congelador e aproxime-se do gelo por uns segundos. A maquiagem dura mais tempo.

10. Qual é a maquiagem da mulher chique?

Nas personagens sofisticadas uso sombra nos tons bege e perolado, e aplico pó iluminador, que dá viço à pele. Nos cílios, use várias camadas de máscara. Nos lábios, batom bege. “Se quiser, use o corretivo nos lábios, para substituir o batom. Fica chiquérrimo”, diz Torquatto.

11. E para fazer uma maquiagem mais sexy?

”Olhos contornados com lápis marrom, bem amendoados. Nos lábios, batom vermelho”, ensina Torquatto. Já para Sérgio, cílios longos são os sedutores: ““Capriche na máscara preta: aplique uma camada, espere secar e reaplique. Repita três vezes”..

12. E se borrar?

Torquatto dá a solução: “Com um cotonete, passe a base onde está a manchinha, para apagá-la. Mas se a extensão for grande, melhor limpar com demaquilante e recomeçar”.

13. Como ficar mais jovem?

”O truque para atrizes de pele madura, como Lilia Cabral, é a base iluminadora, que dá frescor. Se não tiver, misture um pouco da base cremosa com uma pitadinha de sombra bege cintilante. Você terá o mesmo efeito!”, diz Torquatto. Em seguida, aplique o corretivo líquido, que não marca. Escolha um blush cintilante, em tom rosado ou pêssego. Evite produtos opacos, que envelhecem. E aplique batom em tom goiaba ou cereja, com o dedo, evitando que o contorno dos lábios fique definido. Para Alê, você consegue rejuvenescer aplicando sombra bege dourada cintilante em toda a pálpebra e esfumando com sombra marrom fosca o cantinho externo. Em seguida, use várias camadas de rímel

14. E para afinar o rosto?

”Aplico um pó compacto (dois tons mais escuros que o da pele) no queixo, no maxilar, na altura das maçãs do rosto e nas têmporas. Uso um pincel bem largo para espalhar o produto”, ensina Sérgio.

15. Quais são as tendências da estação?

As sombras coloridas, como a verde usada por Helena em Viver a Vida, são sucesso total. Se você for apostar nelas, use um batom cor de boca. Se você é uma mulher discreta, vá de tons pêssego e rosa, como os de Paola Oliveira, a Verônica de Cama de Gato, e Fernanda Machado, a Laís de Caras & Bocas.

Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário: