27 setembro, 2009

Saiba tudo sobre o megaportal R7


Presente na vida de 44,5 milhões de brasileiros, de acordo com pesquisa recente do Ibope, a internet é parte inseparável do cotidiano. Quem acompanha a rede sabe que ela é pródiga em lançar novidades e modismos quase diariamente. Mas, iniciativas como o “R7” (www.r7.com), portal da “Record”, que vai ao ar hoje, às 20 horas, são raras, e é por isso que ele já nasce como parte da história da internet no País.
O site, que reuniu mais de 250 experientes profissionais – jornalistas, produtores, designers e programadores –, fará uma cobertura completa e ininterrupta dos fatos da política, esporte, economia, cultura e celebridades no Brasil e no mundo. O “R7“ também terá serviços como mapas e rotas e a situação, em tempo real, do trânsito e dos aeroportos. “Trabalho há 11 anos com internet e nunca vi um portal com tanta qualidade e estrutura como o que temos aqui”, revela Antonio Guerreiro, diretor de conteúdo do portal.
Apesar de um número expressivo de brasileiros já estar conectado, o acesso à internet no País ainda varia bastante de acordo com a classe social. “Quanto maior a renda, mais acesso as pessoas têm. Isso ainda mostra que há uma exclusão, motivada por fatores sócioeconômicos. Apesar disso, o brasileiro é o povo que mais gasta horas de internet por mês, o que mais navega”, acrescenta o sociólogo e doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP), Sérgio Amadeu.
Pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, de 2008, mostra que apenas 17% das pessoas com renda de até R$ 415 acessaram a internet pelo menos uma vez na vida. No outro extremo, que contabiliza famílias com renda de R$ 4.151 ou mais, 85% tiveram contato com a rede. Mas há boas notícias: a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último dia 18, mostra que, em 2007, 20% dos lares brasileiros tinham um computador com acesso à internet.
No ano passado, a proporção subiu para 23,8%. Muitos também acessam a rede no trabalho ou em telecentros. Para auxiliar ainda mais na inclusão digital dos brasileiros e servir como fonte de informação para todos, o “R7“ preocupa-se em reunir tudo o que o internauta precisa em um só lugar, sem complicação. “Usamos uma linguagem direta e bastante acessível. É a maneira de ser do jornalismo da ‘Record’, o jornalismo verdade. Soma-se isso a entretenimento de primeira e uma comunicação ágil”, completa Guerreiro, apontando as características do novo veículo.
Para compor a equipe, foram procurados os melhores profissionais do mercado e, hoje, o “R7” tem no time colunistas de peso como Daniel Castro, que escreve sobre televisão, e Cosme Rímoli, colunista esportivo que manterá o blog que o consagrou, sobre bastidores do futebol, só que agora com muito mais recursos. “A estrutura oferecida aos blogueiros e repórteres é algo nunca visto. Todos os recursos, como fotos, vídeos, postagens por telefone, tudo estará disponível a esses profissionais”, acrescenta Guerreiro. Isso significa que, se um repórter, colunista ou blogueiro estiver do outro lado do mundo, ele poderá mandar qualquer conteúdo ao portal, e isso chegará instantaneamente a quem estiver de olho na tela do computador.
Entre os blogueiros, estão também profissionais da “TV Record”, como os jornalistas Celso Freitas e Ana Paula Padrão, que apresentam o “Jornal da Record” e escrevem sobre os bastidores do programa; Ana Hickman, que traz novidades sobre moda e beleza; Mylena Ciribelli, apresentadora do “Esporte Fantástico”, que conta suas experiências na cobertura de esportes; e mais artistas como Rodrigo Faro, Dado Dolabella e outros repórteres e apresentadores da “Record” e da “Record News”.
Além de todo conteúdo próprio, o site conta com o material produzido pela “Record” e “Record News” e também fará a cobertura dos bastidores das redes. “O portal vai aproveitar conteúdo de todos os locais, no Brasil e no exterior, ou seja, tudo o que o repórter tem para mostrar a mais na matéria, pois, por falta de espaço, 45% do material que um jornalista produz não é aproveitado”, completa Guerreiro.

Twitter

Vários dos colunistas do “R7” também têm contas no “Twitter”, uma das mais novas e bem-sucedidas ferramentas da internet.
O site (http://twitter.com) permite uma comunicação instantânea com a pessoa do outro lado da tela, de forma sucinta e eficiente.
Foi justamente com essa ferramenta que o colunista Daniel Castro, por exemplo, anunciou que estava deixando a “Folha de S. Paulo” após 17 anos para, nas palavras dele, “encarar um novo grande desafio”.
Um dos grandes exemplos da força do “Twitter”, no esporte, é o técnico do Corinthians, Mano Menezes. Com a ajuda da filha, a jornalista Camilla Menezes, ele montou sua página no programa em abril e hoje conta com 926 mil “seguidores”, como são chamados os
leitores de uma página.
“As pessoas gostam de ser ouvidas, de dar opinião, e viram nessa página a oportunidade de falar diretamente com o treinador. Pela primeira vez, puderam ter um contato rápido e dinâmico.
Tem gente que entrou no ‘Twitter’ só para conseguir esse acesso a ele e saber as notícias do time”, acrescenta Camilla. Como se vê, o “R7” e seus jornalistas estarão sempre ligados ao que acontece de novo na internet. Ganham os internautas e a diversidade de opiniões.
Créditos: Folha Universal

Nenhum comentário: