Segundo a coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, a produção do programa “Auto Esporte” cobrou aproximadamente R$ 300 mil da montadora Kia do Brasil para exibir uma reportagem de 4 minutos e 35 segundos para divulgar o novo carro da empresa, o Kia Soul.
A reportagem foi exibida na edição do último domingo (9). Na matéria, várias qualidades do carro foram apresentadas. Inclusive, a atração referiu-se ao veículo como “carro design”, conceito utilizado pela montadora nas vendas do modelo.
De acordo com a coluna, a assessoria de imprensa da Kia preferiu não comentar sobre o assunto, mas afirmou que a reportagem exibida foi um “publieditorial”, o mesmo que “matéria paga”.
No entanto, a Rede Globo nega que a reportagem exibida tenha sido uma “matéria paga”. A emissora afirma que realizou apenas uma ação de “product placement”, uma espécie de merchandising sutil, no qual são mostrados apenas o produto ou a marca. No caso da última edição do “Auto Esporte”, a prática do merchandising sutil foi caracterizada com a presença do Kia Soul no cenário durante todo o programa.
A emissora ainda informou que a ação realizada não gera conflito com sua postura editorial, pois a atração é um programa de entretenimento e prestação de serviços, sem vínculo com sua central de jornalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário