14 junho, 2009

Parada Gay: Evento atrai milhões em São Paulo


Neste domingo (14), às 12h, Gilberto Kassab e José Serra deram início à 13ª edição da Parada Gay de São Paulo, que deve reunir cerca de 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista, centro econômico da capital paulista. Com o tema Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!, o evento presta uma homenagem aos 30 anos do movimento GLBT no Brasil.
Em entrevista coletiva, realizada pouco antes do início do evento, José Serra declarou:
"Apoiamos os movimentos que lutam pela cidadania. O poder público zela para que este direito funcione na prática", disse ele.
Kassab também demonstrou seu apoio à Parada e ainda garantiu que “foram investidos R$ 350 mil para a infraestrutura da Parada”.
Homenagem

A Parada vai homenagear 45 pessoas importantes para o movimento gay, em especial o brasileiro, exibindo suas imagens em retratos 3X4, impressos em preto e branco, de pessoas como os intelectuais franceses Simone de Beauvoir e Jean Paul Sartre, o dramaturgo britânico Oscar Wilde, a militante travesti brasileira, Brenda Lee (uma das primeiras a acolher pacientes com HIV no país) e Maria Quitéria que, no início do século XIX, travestiu-se de homem para integrar o exército brasileiro, tornando-se a primeira mulher militar.
Cerca de 20 trios elétricos vão passar pela Avenida Paulista e Rua da Consolação, no centro de São Paulo.
Devido ao feriado prolongado, a Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (SPTuris) espera que cerca de 400 mil turistas participem do evento.
Algumas personalidades são aguardadas na Parada, entre elas a ex-BBB Maíra Cardi, que confirmou presença no trio número 15, da Agência Top.

Nenhum comentário: