Quem tem acompanhado as últimas notícias sobre televisão, pôde perceber que nos últimos dias foi destaque nas mídias de todo país a transferência de apresentadores para emissoras concorrentes, e para detalharmos melhor este assunto, nestes últimos acontecimentos estão envolvidos principalmente a Record e o SBT.
Se analisarmos mais profundamente o histórico da relação entre as duas emissoras, podemos perceber quão alto é o grau de rivalidade entre elas.
O SBT foi durante vários anos consecutivos o 2° lugar no ibope, e sempre esteve “feliz e satisfeito” com este resultado, por isso se acomodou e não percebeu que quando se diz respeito a ibope, a qualidade é imprescindível pois é o que fará o telespectador definir o que vai assistir.
A Record por sua vez, percebeu que se mudasse sua programação investindo em qualidade técnica e profissional poderia atingir maior público alvo, assim trazendo para si mais patrocinadores, mais lucro, mais ibope e etc.
A direção da Record, no meu ponto de vista, é digna de elogios pela estratégia adotada, pela visão de mercado e principalmente pela coragem, pois declarou guerra diante de todo país para a emissora líder e detentora de um ibope infinitamente maior do que o seu, e detalhe, nesta época a Record amargava entre a terceira e quarta posição no ibope; Para ilustrarmos bem, é como se hoje a RedeTV ou a Bandeirantes declarassem guerra contra a Globo...coisa de maluco.
E assim, nesta caminhada “rumo a liderança” (este foi inclusive o slogan usado pela emissora), a Record comprou apresentadores, atores, diretores e funcionários de outras emissoras, e com isso melhorou sua qualidade, tendo como resultado uma enorme diferença em seu ibope, sendo hoje a segunda colocada em todo Brasil, passando o SBT.
Como disse anteriormente, o SBT estava acostumado com a 2° colocação, e de uma hora para outra vem uma emissora que durante anos ficou atrás e consegue ultrapassar seu ibope, isso com certeza mecheu com o orgulho do homem do baú, sem contar que mecheu também com o bolso, porque alguns patrocinadores migraram de emissora.
Por fim, nesta última semana a Record fez uma proposta milionária para o Gugu, e claro, se o Silvio Santos deixasse barato, com certeza a imagem do SBT seria de uma empresa em decadência, devido ao histórico da perda de ibope e de profissionais de renome para a concorrente.
E qual foi à estratégia usada por Silvio? A mesma da concorrente, digamos que atingindo o “calcanhar de Aquiles”, contratando peças chave para a programação; E desta vez digamos que o Silvio pegou “pesado”, porque a Eliana e o Roberto Justus realmente eram a cara da Record, e estavam a muitos anos na programação da emissora.
Até o momento, não houve nada oficial sobre o fechamento do contrato entre o Gugu e a Record, mais é quase certo que aconteça nos próximos dias, porque até onde sabemos as negociações estão bem adiantadas...
Digamos que no quadro atual, foi dinheiro daqui, conflitos dali, mais podemos concluir que houve um verdadeiro “Troca Troca de emissoras”, porque o peso de audiência da Eliana + Roberto Justos é equivalente a audiência do Gugu.
E quem ganhou? Podemos dizer que os apresentadores ganharam, e muito! Nós telespectadores também, porque os investimentos na qualidade serão cada vez maiores em busca da audiência.
Algo que me chama a atenção é a acomodação do SBT, que tem a meta de reconquistar a 2° colocação no ibope, mesmo tendo condições para bater de frente inclusive com a Globo, enquanto a Record continua com o objetivo de ser a líder, e se continuar crescendo desta maneira, é apenas uma questão de tempo.
Ao ser questionado sobre a investida do SBT contra a Record, o sr. Paulo Franco, responsável pelo artístico da Record, disse o seguinte: “o nosso objetivo é o primeiro lugar. A briga da Record é com a Globo”.
Se analisarmos mais profundamente o histórico da relação entre as duas emissoras, podemos perceber quão alto é o grau de rivalidade entre elas.
O SBT foi durante vários anos consecutivos o 2° lugar no ibope, e sempre esteve “feliz e satisfeito” com este resultado, por isso se acomodou e não percebeu que quando se diz respeito a ibope, a qualidade é imprescindível pois é o que fará o telespectador definir o que vai assistir.
A Record por sua vez, percebeu que se mudasse sua programação investindo em qualidade técnica e profissional poderia atingir maior público alvo, assim trazendo para si mais patrocinadores, mais lucro, mais ibope e etc.
A direção da Record, no meu ponto de vista, é digna de elogios pela estratégia adotada, pela visão de mercado e principalmente pela coragem, pois declarou guerra diante de todo país para a emissora líder e detentora de um ibope infinitamente maior do que o seu, e detalhe, nesta época a Record amargava entre a terceira e quarta posição no ibope; Para ilustrarmos bem, é como se hoje a RedeTV ou a Bandeirantes declarassem guerra contra a Globo...coisa de maluco.
E assim, nesta caminhada “rumo a liderança” (este foi inclusive o slogan usado pela emissora), a Record comprou apresentadores, atores, diretores e funcionários de outras emissoras, e com isso melhorou sua qualidade, tendo como resultado uma enorme diferença em seu ibope, sendo hoje a segunda colocada em todo Brasil, passando o SBT.
Como disse anteriormente, o SBT estava acostumado com a 2° colocação, e de uma hora para outra vem uma emissora que durante anos ficou atrás e consegue ultrapassar seu ibope, isso com certeza mecheu com o orgulho do homem do baú, sem contar que mecheu também com o bolso, porque alguns patrocinadores migraram de emissora.
Por fim, nesta última semana a Record fez uma proposta milionária para o Gugu, e claro, se o Silvio Santos deixasse barato, com certeza a imagem do SBT seria de uma empresa em decadência, devido ao histórico da perda de ibope e de profissionais de renome para a concorrente.
E qual foi à estratégia usada por Silvio? A mesma da concorrente, digamos que atingindo o “calcanhar de Aquiles”, contratando peças chave para a programação; E desta vez digamos que o Silvio pegou “pesado”, porque a Eliana e o Roberto Justus realmente eram a cara da Record, e estavam a muitos anos na programação da emissora.
Até o momento, não houve nada oficial sobre o fechamento do contrato entre o Gugu e a Record, mais é quase certo que aconteça nos próximos dias, porque até onde sabemos as negociações estão bem adiantadas...
Digamos que no quadro atual, foi dinheiro daqui, conflitos dali, mais podemos concluir que houve um verdadeiro “Troca Troca de emissoras”, porque o peso de audiência da Eliana + Roberto Justos é equivalente a audiência do Gugu.
E quem ganhou? Podemos dizer que os apresentadores ganharam, e muito! Nós telespectadores também, porque os investimentos na qualidade serão cada vez maiores em busca da audiência.
Algo que me chama a atenção é a acomodação do SBT, que tem a meta de reconquistar a 2° colocação no ibope, mesmo tendo condições para bater de frente inclusive com a Globo, enquanto a Record continua com o objetivo de ser a líder, e se continuar crescendo desta maneira, é apenas uma questão de tempo.
Ao ser questionado sobre a investida do SBT contra a Record, o sr. Paulo Franco, responsável pelo artístico da Record, disse o seguinte: “o nosso objetivo é o primeiro lugar. A briga da Record é com a Globo”.
Junior - Colaborador do BR Televisão
Um comentário:
Li em alguns blogues críticas ao diretor artístico da Record por ele dizer isso. Mas, eu concordo plenamente com você, por que outra emissora não pode assumir o lugar da toda poderosa Rede Globo? Nada é pra sempre nessa vida, e além do mais a guerra não foi feita para os fracos e covardes e sim para os corajosos.
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