11 maio, 2009

"Não me envolverei nas questões editoriais do 'Jornal da Record'", diz Ana Paula Padrão

Cerca de vinte jornalistas se reuniram na manhã desta segunda-feira (11), na sede da Rede Record, para uma coletiva de imprensa com a jornalista Ana Paula Padrão, recém-contratada pela emissora.
Além de Ana Paula, estavam presentes na entrevista o diretor de Jornalismo, Douglas Tavolaro, e o coordenador de Comunicação, Celso Teixeira. Segundo Teixeira, a contratação da profissional marca uma nova etapa na Record; com o reforço no time de jornalistas da emissora, espera-se que o "Jornal da Record" - cuja bancada Ana Paula Padrão dividirá com Celso Freitas - ganhe mais força com o mercado, com os espectadores e o público em geral.
A jornalista afirmou que, apesar de ter dito muitas vezes que não voltaria à bancada de telejornais, aceitou a proposta da Record porque percebeu que seria possível aliar a apresentação com a produção de reportagens. "Tenho 24 anos de jornalismo e apenas sete de bancada. Sempre gostei de estar na rua e achei que aos poucos conseguiria fazer esse caminho de volta, estava dedicada a isso. Fui pega de surpresa com o convite, e minha primeira reação foi dizer não", contou.
"No entanto, a negociação com a Record me fez ver que, se o mercado estava pedindo, é porque eu ainda tinha alguma coisa para oferecer. Não insistiriam na minha volta se eu não fosse necessária", afirmou. Segundo ela, a emissora ofereceu fórmulas que a deixaram satisfeita, e que permitirão seu vínculo com a produção de reportagens.
De acordo com a profissional, ser âncora "exige grau de dedicação, e faltaria tempo para outras tarefas. Não queria abandonar reportagem. Dirigir um jornal é uma função nobre, mas eu não queria. O meu projeto atual é de felicidade".
Por conta disso, Ana Paula não terá nenhum cargo executivo no "Jornal da Record", deixando espaço para outros projetos, como seu site e sua empresa, a Touareg. "É óbvio que vou ajudar no fechamento sempre que puder e precisarem de mim, mas não me envolverei com a linha editorial. Tentarei colocar a minha experiência e capacidade opinativa nas reportagens", disse.
Entre seus outros projetos, a jornalista afirmou que está o de cumprir sua função social, orientando, por exemplo, jovens profissionais que chegam ao mercado. "Uma das coisas que ainda quero fazer da minha vida é devolver o que aprendi, conversar com as novas gerações, pois acho que elas precisam de inspiração e orientação mais do que nunca".
Para ela, produzir grandes reportagens permite que o repórter passe uma mensagem melhor, já que a matéria é amadurecida em um tempo de produção maior. "Quanto mais você estuda e sabe do que está falando, melhor passa a mensagem para o espectador".
Durante a coletiva, Doulgas Tavolaro deixou claro que rumores de que Ana Paula apresentaria o "Jornal da Record" sozinha ou que estaria à frente do "Domingo Espetacular" são inverdades.
Ele também afirmou que as negociações com Adriana Araújo - cujo lugar será ocupado por Ana Paula Padrão - foram amigáveis. Ela será correspondente internacional da Record em Nova York. Segundo o diretor, ainda não há uma data estabelecida para a estreia de Ana Paula Padrão.

Nenhum comentário: