10 abril, 2009

Três das cinco grandes emissoras dos EUA têm queda


O mau momento da economia mundial afetou o faturamento das emissoras de TV americanas. Dados divulgados pela TNS Media Intelligence mostram que três das cinco grandes redes daquele país registraram quedas em suas receitas publicitárias totalizadas para o ano de 2008.
A CBS, do grupo CBS, apresentou queda de 6,7% nas receitas publicitárias de 2008, chegando a US$ 6,6 bilhões. No ano passado, ela foi diretamente afetada pela greve dos roteiristas e seus adversários, ABC e Fox ganhavam com os programas Dancing with the Stars e American Idol, respectivamente. Já em 2007, o valor era de US$ 7,1 bilhões devido a transmissão do Super Bowl.
Já a ABC, do grupo Walt Disney, chegou a marca de US$ 6,2 bilhões em 2008, com uma queda de 0,8%. A CW, um empreendimento em conjunto dos grupos Time Warner e CBS apresentou um a queda de 13,1 com US$ 790 milhões.
As quedas podem afetar as empresas durante negociações do mercado "upfront", pois as vendas antecipadas de mídia serão realizadas nos próximos meses podem representar até 80% do total anual.
Somente a Fox, do grupo News Corp, e a NBC, administrada pela General Electric, apresentaram alta. A primeira obteve 5,4% chegando a US$ 4,6 bilhões e a NBC registrou alta de 8,3% com US$ 5,4 bilhões. O bom desempenho está ligado a transmissão de dois eventos que foram muito rentáveis para os grupos, o Super Bowl e os Jogos Olímpicos, respectivamente.

Nenhum comentário: