08 fevereiro, 2009

'Se Eu Fosse Você 2' pode bater recorde de filme nacional mais visto desde 1995


Em sua quinta semana de exibição, o filme "Se Eu Fosse Você 2" provou ser um fenômeno de bilheteria: a comédia protagonizada por Tony Ramos e Glória Pires já levou 4,3 milhões de pessoas aos cinemas. A produção superou o público do primeiro filme, que teve 3,6 milhões de espectadores, e pode bater "2 Filhos de Francisco" (2005), visto por 5,3 milhões de pessoas e a maior bilheteria nacional desde 1995.
Marcos Petrucelli, crítico de cinema, diz que o filme reúne características que podem explicar a grande aceitação por parte do público. "A trama é bem próxima das novelas. É simples e alterna momentos de drama e comédia", diz. Para ele, o par central é outro fator forte: "Tony e Glória são astros da TV. O público já sabe da qualidade do trabalho deles. Com certeza, isso contribui".
Para o crítico Rubens Ewald Filho, "Seu Fosse Você 2" é despretensioso e melhor do que o primeiro. "O filme tem seus méritos e corrige os erros do primeiro. Tem menos chanchada e não apela para o humor grosseiro e para a baixaria. Seu sucesso mostra que as pessoas gostam do cinema nacional." Cinéfilo, o ator José Wilker é só elogios à produção. "O filme tem um trabalho excelente do casal."
Nas ruas, a comédia está na boca do povo. "O filme é maravilhoso. Não parei de rir no cinema", diz Magnólia Cruz, 24 anos, operador de telemarketing. "A Glória Pires melhorou muito em relação ao primeiro longa. Ela estava mais solta, mais masculina, ficou bem legal", completa Renato Rodrigues, 21. "'Se Eu Fosse Você 2' é uma comédia original e superengraçada", emenda a médica Karine Koller, 32.
O retorno superou as previsões até da Globo Filmes. "Tínhamos a expectativa de que o resultado da continuação seria satisfatório, mas o sucesso do filme foi surpreendente", diz Carlos Eduardo Rodrigues, diretor-executivo da produtora. Com essa bilheteria, "Se Eu Fosse Você 2" deve ficar quatro meses e meio em cartaz -filmes nacionais costumam ser exibidos por um mês.

Continuação

Feliz com o bom desempenho do longa, Tony Ramos afirma que a "cumplicidade do público" é uma das causas do sucesso. "É difícil explicar como um filme emplaca. É um grande sorteio, mas 'Se Eu Fosse Você 2' é uma comédia muito bem calculada", diz. Questionado sobre a importância de sua participação na história, ele foge da modéstia. "Seria hipócrita se não reconhecesse que o meu trabalho e o da Glória na TV têm um peso. Mas todo ator precisa de um grande roteiro." "Os dois estavam inspirados e aperfeiçoaram a parceria criada no primeiro filme", derrete-se a atriz Viviane Pasmanter, que vive Carla no longa.
Se depender do diretor da Globo Filmes, uma terceira sequência de "Se Eu Fosse Você" pode acontecer. "Vai depender de o Daniel Filho [diretor] apresentar um bom roteiro", diz Rodrigues. Cauteloso, Ramos se diz focado na novela "Caminho das Índias". "Caso haja uma continuação, deve ser a partir de 2010."

Nenhum comentário: