13 maio, 2010

Profissão Repórter amarga queda de um quarto da audiência em um ano


Jornalístico apresentado por Caco Barcellos perdeu 5 pontos de 2009 até agora



O programa Profissão Repórter, exibido às terças-feiras à noite, pela Rede Globo, amarga queda significativa de audiência de um ano para cá – o jornalístico perdeu cinco pontos em média, o que representa quase um quarto do seu número no Ibope.

A atração semanal é comandada pelo jornalista Caco Barcellos, que leva uma equipe de jovens repórteres às ruas com missões específicas em relação a uma notícia, desde a realização de reportagens ao vivo até edição.

Em abril de 2009, o semanal tinha 19,3 pontos em média de audiência. Um ano depois, neste abril de 2010, o horário em que é apresentado – final de noite – ficou com 14,5 pontos.

Cada ponto no Ibope representa cerca de 60 mil domicílios na Grande São Paulo.

Veja o gráfico com audiência do programa abaixo.

graficoprofissao0513


Em maio a situação mostra melhora, mais por conta do número do ano passado do que por uma reação este ano – teve 18,8 no quinto mês de 2009 contra 15,3 este ano (parcial até esta terça, dia 11). Na soma geral, porém, o jornalístico fechou 2009 com 17,4 pontos e este ano o desempenho aponta para 14,7.

O programa começou como um quadro do Fantástico, em 2006. Em 2007, ganhou três edições especiais na grade da emissora, em agosto, outubro e dezembro. E no meio do ano seguinte, passou a ocupar lugar fixo na grade.

Embora não assuma oficialmente, a Globo estuda interferir no formato do Profissão. Há ainda os que defendam, dentro da emissora, que o programa seja transferido de horário.

Nenhum comentário: