18 maio, 2010

"Ribeirão do Tempo" terá crimes envolvendo uma conspiração política

Ângelo Paes Leme (esq.) posa com Taumaturgo Ferreira no intervalo de gravação de "Ribeirão do Tempo" em Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro (20/4/10)

O cenário é uma pequena cidade do interior. A trama entremeia humor, romance, aventura e mistério. São esses elementos, recorrentes em teledramaturgia, que compõem "Ribeirão do Tempo", novela que será exibida na Record a partir do dia 18 de maio. Passada na cidade fictícia que dá nome à novela, a história insere um herói atrapalhado, esportes radicais, um triângulo amoroso e uma vilã com cara de mocinha, em meio a uma conspiração política e questões ambientais.
"A novela trabalha também com a ironia. Eu sei que pode ser perigoso, porque as pessoas em casa podem não entender. Mas acho que o público vai aceitar bem", torce Marcílio Moraes, autor da produção. Com personagens como um bêbado, o delegado e o prefeito, a trama vai tentar resgatar o público saudoso do folhetim clássico. "Com o decorrer das gravações, percebemos que a história tem elementos típicos das novelas antigas", destaca o diretor geral, Edgard Miranda.
Recheada de aventura e crimes misteriosos, a novela contará a história dos moradores e visitantes da pacata cidade de Ribeirão do Tempo. Joca, protagonizado por Caio Junqueira, é um jovem desempregado que trabalha como guia turístico. Seu grande sonho é trabalhar como detetive e, para isso, até fez um curso por correspondência para se preparar para a profissão. Mesmo com jeito atrapalhado, é ele quem vai desvendar os mistérios que permeiam a trama.

Jorge Rodrigues Jorge/CZN

Antônio Grassi e Patrycia Travassos, atores, na gravação de "Ribeirão do Tempo"

"É um herói às avessas. É muito inexperiente na profissão e, por isso, vai se meter em várias confusões", adianta Caio. Não vai demorar muito para que os crimes misteriosos comecem a aparecer. Logo nos primeiros capítulos, Dirce, esposa de Dr. Flores, personagem de Antônio Grassi, é assassinada misteriosamente justamente no dia em que ele está recebendo uma homenagem na Câmara Municipal. Joca, então, vai
oferecer seus serviços para desvendar o crime. 
Mas não são só assassinatos que permeiam a vida do herói. Um amor não correspondido vai tirar a paz do seu coração. Durante sua primeira investigação ele se apaixona à primeira vista. O problema é que Arminda, personagem de Bianca Rinaldi, é uma mulher fria, ambiciosa e racional. E, por conta da condição humilde do rapaz, ela vai usar isso como desculpa para não se envolver.
"Uma pessoa que age dessa maneira é mal resolvida. Acho que só falta de amor ou muito orgulho podem ser motivos para fazer isso", analisa Bianca. Quem também vai sofrer com complicações amorosas é Tito. Interpretado por Ângelo Paes Leme, o rapaz faz sucesso entre as mulheres da cidade. Apesar de ser noivo de Karina, manterá um caso com Filomena, vividas por Juliana Baroni e Liliana Castro, respectivamente.
Dono de uma empresa que oferece passeios ecológicos e esportes radicais, Tito será o pivô de uma briga judicial contra a construção de um resort em uma área ecológica. "Ele tem uma relação muito íntima com a natureza. Por isso, defenderá as causas ambientalistas da novela", acrescenta Ângelo. Para ambientar a história, a Record construiu uma cidade cenográfica, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Recriando elementos típicos das cidades interioranas, Ribeirão do Tempo conta com uma praça, igreja, bar e lojinhas com ares bucólicos. "Gastamos R$ 6 milhões para construir a cidade e uma média de R$ 270 mil reais para cada capítulo. Esse é o melhor trabalho, sinopse e elenco que eu já tive", derrete-se Edgard Miranda.

Começo emocionante

Gianne Carvalho/UOL

Ângelo Paes Leme (na frente do bote) grava cenas de "Ribeirão do Tempo" no Rio-Macaé

Aventura e ação não vão faltar em "Ribeirão do Tempo", nova novela da Record. Esse elementos vão ser apresentados ao público através de Tito, personagem vivido por Ângelo Paes Leme. Logo nos primeiros capítulos da trama, o dono da "Radical Livre", uma agência de turismo que oferece passeios ecológicos e esportes de aventuras, vai mostrar todo seu contato com a natureza. Durante um passeio de rafting com um grupo de turistas, Tito vai avistar alguém se afogando nas correntezas do rio.
O bêbado Querêncio, interpretado por Taumaturgo Ferreira, quase se afoga ao pagar uma aposta e tentar atravessar o rio. "É uma cena engraçada e, ao mesmo tempo, com aventura. Como é o primeiro capitulo, vai apresentar alguns personagens e a cidade", adianta Ângelo. Foi em Casimiro de Abreu, cidade que fica a 130 quilômetros do Rio de Janeiro, que foram gravadas as primeiras cena da trama de Marcílio Moraes.
O Rio Macaé, batizado de Ribeirão do Tempo para a história, foi o local escolhido para gravar as cenas de rafting, esporte praticado por Tito. Para gravar a sequência do salvamento, a equipe usou três câmeras profissionais e câmeras à prova d'água instaladas nos botes e nos capacetes dos atores. Além disso, dois dublês gravaram as cenas mais perigosas, no lugar de Ângelo e Taumaturgo. "Tivemos que trabalhar o tempo inteiro com esse casamento entre ator e dublê. Cada tomada foi feita no mínimo três vezes", ressalta o diretor geral, Edgard Miranda.

(Por Natalia Palmeira)

Nenhum comentário: