17 maio, 2010

Canais pagos criam grade para donas de casa

Dois canais de TV paga começam, nesta semana, a buscar uma fatia do mesmo público: as donas de casa.

O Fox Life, antes focado em filmes e séries, inaugura hoje programação reformulada. Já o Canal Viva, novidade da grade da Globosat, estreia amanhã.

A definição da audiência que ambos querem atrair parece até receita de bolo. Algo como mulheres que querem soluções práticas, dedicadas à família e que gostam de culinária.

Mas a forma de conseguir isso será diferente.

Divulgação

"A Casa das Sete Mulheres" (2003), que será exibido no Viva

"A Casa das Sete Mulheres" (2003), que será exibido no novo canal Viva

O novo Fox Life tem como destaque programas que oferecem soluções práticas para o dia a dia: como preparar pratos, se maquiar e decorar a casa.

A ideia é investir no didatismo, afirma a chef Carole Crema, que apresentará o "Cozinha Caseira".

O passo a passo será mais explicativo e mais real que o de programas como o "'Mais Você", da Globo, e o "Hoje em Dia", da Record, onde, segundo ela, algumas etapas da preparação dos pratos são puladas por causa da limitação de tempo.

"Aí você vai fazer em casa e não dá o mesmo resultado", diz.

Esta nova programação, batizada de BemSimples, vai ao ar entre 8h e 18h30.

"O foco não é só a dona de casa, mas o horário é de dona de casa", reconhece a gerente de marketing da Fox Caroline Scholz.

Dublados

Já o Canal Viva foi criado a partir de uma demanda identificada em pesquisa, diz Letícia Muhana, diretora do Viva e também do GNT.

Com uma programação que "reúne um mix de gêneros", segundo Muhana, a novidade vai ter uma grade, em grande parte, conhecida, já que ele se destina a "mulheres que cresceram assistindo aos programas da TV Globo", diz a diretora.

O Viva vai transmitir, no mesmo dia da emissora aberta, mas em horários diferentes, o "Mais Você" e o "Vídeo Show". Outros programas entram no ar em dias diferentes.

E parte do conteúdo do novo canal será composto de novelas e séries antigas. Na programação de estreia estão, por exemplo, o primeiro episódio de "Sai de Baixo" (1996) e o de "A Casa das Sete Mulheres" (2003).

Já programas e séries importadas serão dublados ou narrados em português. A exceção será "The Oprah Winfrey Show", porque "a apresentadora é uma personalidade mundialmente conhecida, com quem o público se identifica", diz a diretora do canal.

Nenhum comentário: