27 novembro, 2009

Ibope mede audiência da TV em sociedade secreta

Você conhece alguém que tenha em casa um peoplemeter, o aparelhinho que o Ibope usa para medir audiência de TV?

Essa foi uma das perguntas mais repetidas nos bastidores das redes nos últimos dias, por causa do “apagão” que o serviço de audiência em tempo real sofreu na Grande São Paulo no último domingo à noite, justamente no horário mais competitivo da TV brasileira.

A pergunta, que traz embutida uma desconfiança, tem como resposta oficial um elemento de segurança na medição de audiência. Quem tem o aparelhinho em casa assina um contrato de sigilo com o Ibope, um compromisso de que evitará ser influenciado por alguma emissora. “Ele [o telespectador que faz parte da amostra] não pode sair por aí falando que tem peoplemeter”, diz Flavio Ferrari, diretor-geral do Ibope.

As pessoas que servem de parâmetro estatístico para a audiência da TV integram, portanto, uma sociedade secreta. Essa sociedade reside em 750 domicílios na Grande São Paulo, se renova completamente a cada quatro anos e é “remunerada” apenas com brindes.O peoplemeter identifica o canal que o televisor está sintonizando e envia esse dado a cada minuto para uma central. A informação é transmitida via rede de telefonia celular.

É aí que nasce a atual “crise” do Ibope. O “apagão” da audiência em tempo real no último domingo gerou descontentamento principalmente da Record, que se viu sem uma importante ferramenta para traçar estratégias de programação.Segundo Ferrari, desde o apagão elétrico que atingiu 18 Estados no último dia 10, o envio de dados em tempo real está anormal. Isso prejudica o envio de dados minuto a minuto para as emissoras. No último domingo, o serviço em tempo real saiu do ar porque menos de 450 domicílios estavam transmitindo dados.

De acordo com o principal executivo do Ibope, o apagão elétrico “desconfigurou a potência das torres das operadoras de telefonia celular”, o que está afetando a transmissão de dados do instituto. Ferrari afirma que equipes do Ibope estão acompanhando inspeções das operadoras a suas torres. Segundo ele, o envio de dados já melhorou, mas ainda não está pleno.Ferrari afirma que o Ibope também está visitando cada casa com problema para transmitir dados. Os peoplemeters estão sendo desligados e religados.

Créditos: Daniel Castro

Nenhum comentário: