28 agosto, 2009

Show do Milhão confunde significado de palavra

O Show do Milhão foi ao ar na noite desta quarta-feira com uma pergunta, no mínimo, confusa. No programa, participantes são expostos a quatro opções de respostas para perguntas lidas pelo dono do canal, Silvio Santos. Com acertos, os concorrentes avançam no jogo e acumulam prêmios em reais, que chegam a até R$ 1 milhão.
Em uma das questões, a participante teve de escolher um sinônimo para a palavra "esporádico". Definido como algo "que ocorre apenas ocasionalmente; raro, isolado" pelo dicionário Michaelis, o verbete não é um sinônimo de nenhuma das quatro alternativas dadas pelo programa.
"Contínuo", "repetido", "habitual" e "frequente" foram as opções do Show do Milhão para a questão "Esporádico é o mesmo que:". Para sorte da participante, a produção teve a mesma interpretação que ela, e a pergunta foi dada como certa pela escolha de "habitual", a terceira resposta. Pelo Aurélio, habitual é tudo o que "se faz, ou se sucede, por hábito".
Para o professor Francisco Platão Savioli, docente da ECA (Escola de Comunicações e Artes) - USP e coordenador de gramática, texto e redação do cursinho pré-vestibular Anglo, a produção do programa se confundiu. Ele afirma que as palavras listadas estão mais próximas do contrário de 'esporádico' e brinca: "Nem esporadicamente a palavra 'esporádico' significa 'frequente'". Savioli consulta o dicionário Houaiss para acrescentar "disperso, espaçado, esparso", como sinônimos da palavra em questão.
O episódio chamou a atenção do telespectador Augusto Costa, que detectou o erro enquanto assisitia à televisão acompanhado de sua mulher. "A resposta foi dada como correta, sendo que esporádico é algo casual, aquilo que acontece de vez em quando", argumenta. Costa se diz horrorizado com o deslize, "que nem mesmo o mestre Silvio Santos foi capaz de perceber", completa.
Por: Augusto Rosa - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: