12 julho, 2009

Bruno Gagliasso: Ator que se aprofundou no tema esquizofrenia para viver o personagem diz que hoje entende mais as pessoas

http://caminhodasindias.globo.com/Novela/Caminhodasindias/Revista/foto/0,,21328147,00.jpg
Rico, bonito, inteligente, amado, mas com uma doença bastante complicada. Esse é Tarso Cadore, o jovem interpretado por Bruno Gagliasso na novela “Caminho das Índias”. O ator que se aprofundou no tema esquizofrenia para viver o personagem diz que hoje entende mais as pessoas e se sente privilegiado por ter feito tantos papéis diferentes em sua carreira. Confira abaixo o que Bruno contou sobre a carreira e as mudanças provocadas por Tarso em sua vida!

O que o Tarso mudou na sua vida?
“A maneira de enxergar o outro. Aprendi a olhar o ser humano com outros olhos”.

Antes de interpretá-lo você era bem informado sobre esquizofrenia? Conhecia alguém que tivesse a doença?
“Fiz a peça ‘Um Certo Van Gogh’ e, na época, estudei sobre o assunto, mas me aprofundei para fazer a novela. Mergulhei de cabeça mesmo. Li muito, assisti a filmes sobre o assunto e fui ao CPRJ (Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro). Aliás, vou fazer laboratório no centro até o final da novela já que o Tarso está em uma evolução da doença”.

Como ficou a sua relação com o público depois do Tarso? As pessoas te param na rua para falar sobre a doença?
“As pessoas me param muito nas ruas. A primeira impressão que me passam é a de que foram pegas de surpresa com esse personagem. Hoje elas têm uma nova visão da esquizofrenia, assunto que era pouco conhecido. O público está descobrindo que apesar de a doença não ter cura, o tratamento proporciona uma vida social para o doente. Além disso, psiquiatras me param para comentar o trabalho, familiares de esquizofrênicos e até os próprios sempre me agradecem. É muito legal essa troca”.

http://img.blogs.abril.com.br/1/caminho-das-indias-novela/imagens/tarso-escada600.jpg
Sua interpretação está sendo muito elogiada. Você está satisfeito com o seu trabalho?
“Sou muito crítico e perfeccionista com o meu trabalho. Isso me faz ter um desgaste físico e emocional com esse personagem. É difícil eu assistir e pensar: ‘Estou satisfeito com o resultado’. Na verdade, prefiro não me assistir, o prazer maior está na execução”.

A cada novela você interpreta um personagem bem diferente do outro. Você gosta disso?
“Lógico! Todo ator com a minha idade sonha com isso. Você pode ser pessoas tão diferentes, entrar em outros mundos. Sem dúvida é uma experiência que me enriquece como pessoa, como ser humano e me faz entender melhor os outros e a mim mesmo. Sou um sortudo”.

Você gosta de internet, participa de redes de relacionamento e tem um blog. Essa é uma maneira de ficar mais próximo do público?
“Internet é a maneira de estar conectado com o mundo. Utilizo o meu blog para escrever sobre esquizofrenia. Acho muito legal poder passar essas informações e ajudar os outros através desse veículo”.

Quais são os próximos planos para a carreira? Você já tem algum trabalho em vista?
“Hoje, meu foco é a novela e a peça em que atuo e dirijo ‘Onde está você agora’ que estreia nesta sexta-feira, dia 10, em Belém”.

Nenhum comentário: