14 maio, 2009

Os títulos de novelas mais bizarros da TV brasileira


Quem escolhe os nomes de novelas? Porque essas tramas sempre trazem palavras como Amor, Poder, Mistério, Paraíso, etc. Alguns desses títulos, às vezes, têm a ver mesmo com a história da novela, mas em outros casos eles não dizem absolutamente nada sobre a trama. Quem não se lembra da novela 'A Usurpadora', cujo título deixava todo mundo intrigado, sem saber o que significava.
Há uma teoria sobre a verdadeira origem dos nomes de novelas, onde o uso de palavras que exprimam algum sentimento, ligação ou relação é uma regra. Assim, palavras como paixão, amor, doce, sonho, pecado, coração, segredo, desejo, laços, feliz têm lugar garantido. Outra lista: palavras (substantivos/adjetivos/verbos) significando pessoas ou grupos, lugares, períodos ou estados de espírito, como por exemplo tropical, maravilha, mulheres, anjo, história, louco, vida, nascer, livre e tantas outras. E pronto, é só cruzar as duas colunas e temos um título de folhetim.
Só para se ter uma ideia, no ano passado, a Rede Record fez até um concurso interno para escolher o nome da nova trama da emissora escrita por Lauro César Muniz. O prêmio ao vencedor era uma TV de plasma. No final, 'Poder Paralelo' foi o título eleito. Esse tipo de concurso já tinha acontecido na hora de bater o martelo por 'Vidas Opostas', em 2007, também na Record.
Mas, quando se trata de nomes bizarros de novelas, a teledramaturgia mexicana sai na frente, com nomes engraçados e até difíceis de traduzir para o português, como foi o caso de algumas novelas do SBT que continuaram com o nome original e chamavam atenção pela originalidade. Seja brasileiro ou não, o título da novela é determinante para levantar a audiência ou já levar a trama ao fracasso.
Veja alguns dos nomes de novelas mais bizarros na história da TV brasileira:

Pícara Sonhadora - (SBT, 2001)
Ana Raio e Zé Trovão - (Manchete, 1990)
A Usurpadora - (SBT, 1999)
Café com Aroma de Mulher - (SBT, 2001)
Pedro, o Escamoso - (Rede TV!, 2003)
A Feia Mais Bela - (SBT, 2006)
As Filhas da Mãe (Um tanto óbvio não?) - (Globo, 2001)
Os Ricos Também Choram - (SBT, 2006)
Canavial de Paixões - (SBT, 2003/2004)
Mariana da Noite - (SBT, 2003)
Alegrifes e Rabujos - (SBT, 2004)

Por Yahoo

2 comentários:

Jefferson Relampago Tv disse...

o Blog Relâmpago Tv ja colocou seu Blog na parceria so falta vcs

Lucas Félix - @lucasfelix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.