17 março, 2009

Morre aos 71 anos o deputado federal Clodovil Hernandes

O deputado federal, ex-apresentador de televisão e estilista Clodovil Hernandes, 71, teve morte cerebral confirmada por volta das 16h desta terça-feira (17). A informação foi divulgada em entrevista coletiva pelo diretor técnico do hospital Santa Lúcia, Cícero Henrique Dantas Neto.
Segundo o diretor técnico, a doação de órgãos foi consentida por assessores do deputado e autorizada pela Promotoria de Justiça. Córnea, rins, válvulas cardíacas e fígado poderão ser doados, mas ainda precisarão passar por uma avaliação. Segundo sua assessoria, Clodovil sempre teve vontade de que seus órgãos fossem doados.
enterro acontece nesta quarta (18) no cemitério do Morumbi, em São Paulo. Nesta terça, o corpo de Clodovil será velado no Salão Negro da Câmara dos Deputados, em Brasília, por cerca de duas horas. Em São Paulo, o corpo também será velado na Assembleia Legislativa.
"Ele é uma pessoa muito sincera, verdadeira, de boa fé. É uma figura ímpar", afirmou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio. "Sempre fui alvo da generosidade dele."
De acordo com informações da Agência Câmara, quem assume o lugar de Clodovil é Jairo Paes Lira, do PTC de São Paulo. A morte não suspendeu os trabalhos na Câmara.

As causas da morte
Clodovil passou mal em casa no domingo (15). O deputado sofreu uma queda em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral). Chegou ao hospital Santa Lúcia, em Brasília (DF), às 8h17 de segunda (16), conduzido pelo serviço médico da Câmara dos Deputados, onde permaneceu em estado grave internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Por volta das 14h15 de segunda, Clodovil chegou a ter uma parada cardíaca que durou cerca de cinco minutos, mas foi revertida pelos médicos. No hospital, os médicos fizeram drenagem de sangue de seu cérebro por meio de um cateter. Nesta terça, foi examinado por duas equipes de médicos antes de ter a morte cerebral confirmada.

Polêmico
A trajetória do deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) começou longe de Brasília. Nasceu em 17 de junho de 1937 no município de Elisiário (402 km de São Paulo), na região de São José do Rio Preto (SP). Adotado por um casal de espanhóis, foi educado em um colégio interno por padres católicos.
Clodovil tornou-se conhecido, na década de 1960, como estilista de alta costura, rivalizando com Dener Pamplona de Abreu (1936-1978) a atenção para a primeira geração de importantes estilistas brasileiros.
Na década de 1980, Clodovil tornou-se uma das principais atrações do "TV Mulher", da Rede Globo. Comandado por Marília Gabriela, o programa também tinha a participação do cartunista Henfil e da sexóloga Marta Suplicy (bem antes de ela seguir carreira política). Muitos anos depois, Clodovil criticaria o projeto de união civil homossexual, apresentado por Marta como deputada federal.
No início da década de 1990, foi contratado pela antiga Rede Manchete para apresentar o programa "Clodovil Abre o Jogo". Na televisão, ficou famoso por alguns bordões, entre eles o de pedir para seus entrevistados que "olhassem para a câmera da verdade", para responder a alguma pergunta mais difícil.
Em paralelo à carreira na televisão, Clodovil trabalhou como figurinista de teatro, ator e cantor. Em 2001, passou a apresentar o programa "Mulheres" na TV Gazeta. Em 2003, foi contratado para comandar o programa vespertino "A Casa é Sua" pela RedeTV!. No programa, referiu-se à vereadora petista e militante do movimento negro Claudete Alves como "macaca de tailleur metida a besta". A vereadora entrou com uma queixa-crime alegando racismo, que resultou em dois processos criminais no Tribunal de Justiça de São Paulo contra Clodovil.
Ainda na RedeTV!, Clodovil foi o alvo preferido das brincadeiras provocativas dos membros do programa "Pânico na TV!", exibido na mesma emissora. A dupla de repórteres Vesgo e Silvio perseguia Clodovil para que ele calçasse as famosas "sandálias da humildade". Cansado das provocações, o apresentador fez um desabafo ao vivo durante o seu programa e, em seguida, abandonou os estúdios da RedeTV!. Dois dias depois, os diretores da emissora decidiram demitir o apresentador.

A carreira como deputado
Sem espaço na mídia, Clodovil candidatou-se ao cargo deputado federal por São Paulo nas eleições de 2006. Com slogans que faziam referências explícitas a sua homossexualidade ("Vocês acham que eu sou passivo? Pisa no meu calo para você ver...", ou ainda dizendo que seu número era o 3611, porque 24 já era, o negócio era "um atrás do outro"), o ex-apresentador de televisão, então filiado ao PTC (Partido Trabalhista Cristão), recebeu 493.951 votos e foi o terceiro deputado mais votado em todo o Estado, atrás somente de Paulo Maluf e Celso Russomano, ambos do PP (Partido Progressista).
Após eleger-se deputado federal, Clodovil trocou o nanico PTC pelo PR (antigo PL), alegando ter sido abandonado pelo partido durante o pleito, não ter recebido material de campanha, nem assessoria jurídica. Acusado de infidelidade partidária, foi absolvido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no último dia 12 de março, por unanimidade. Para os ministros do tribunal, Clodovil sofreu perseguição interna no PTC, condição que permite ao eleito transferir-se para outro partido.

Em maio de 2007, o deputado bateu boca no plenário com a deputada Cida Diogo (PT-RJ), durante sessão da Câmara. A discussão teve início quando Clodovil afirmou que "as mulheres ficaram muito ordinárias, vulgares, cheias de silicone" e que as mulheres na atualidade "trabalham deitadas e descansam em pé".
Após ser questionado pela parlamentar sobre a declaração, Clodovil afirmou: "Digamos que uma moça bonita se ofendesse porque ela pode se prostituir. Não é o seu caso. A senhora é uma mulher feia".
Ao longo de seu mandato, Clodovil foi titular nas comissões de Educação e Cultura e Relações Exteriores e de Defesa Nacional, e suplente na Comissão de Seguridade Social e Família. Seu último foi como titular da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
Entre os projetos que apresentou, há uma PEC que reduz de 513 para 250 o número de deputados federais e cria regras para que nenhuma unidade da federação fique com menos de quatro ou mais do que 30 representantes -em tramitação na Câmara, mas sem chance de avanço.
Clodovil também apresentou alguns projetos de lei: quis restringir a exibição de imagens e notícias violentas na televisão durante o horário de almoço, tornar obrigatório o exame de próstata para trabalhadores do sexo masculino com mais de 40 anos e instituir no terceiro domingo de maio o Dia da Mãe Adotiva.
Também é de autoria dele um projeto que proíbe a fabricação e comercialização de produtos infantis que reproduzam a forma de cigarros ou similares.

Nenhum comentário: