31 março, 2009

Esclarecimento sobre a última prévia do BBB 9

O resultado das enquetes dos paredões do BBB no UOL e no BRTV é fruto exclusivamente do voto do internauta e não influencia ou altera o resultado do programa da Globo. No UOL e no BRTV, é permitido apenas um voto por computador para evitar a ação de programas que disparam votos automaticamente.
No programa de TV, é possível votar mais de uma vez no site oficial, além de serem computados votos por telefone e mensagem de texto, que possuem "pesos" diferentes, de acordo com a emissora. Ainda assim, o resultado da enquete condiz com o resultado do BBB na grande maioria dos paredões em todas as edições do programa até hoje e por isso funciona como um parâmetro confiável - apesar de não haver nenhuma ligação com o programa da Globo.
No último fim de semana, o UOL recebeu mais de 300 comunicados de erro - formulário disponível em todas as páginas de texto do portal - que criticavam a diferença entre o resultado da enquete do paredão entre Ana Carolina e Josiane no portal e o resultado da votação apresentado pelo programa da Globo. Com 53, 65% dos mais de 919 mil votos, Ana Carolina deveria sair da casa segundo os internautas. Pelo programa da Globo, a eliminada foi Josiane com 68% dos votos.
As prévias no BRTV também criaram polêmicas através de comentários maldosos.

Apesar do grande volume de votos, não houve nenhum tipo de fraude na enquete do UOL, como alguns leitores questionaram. Tampouco o portal "privilegia" este ou aquele candidato na enquete, como apontaram outros no blog do BRTV e no site do UOL. A enquete do UOL tem um único objetivo: fazer com que você se manifeste de modo claro e preciso.
As prévias irão continuar a medida do possível.

Att,
Redação UOL e Editoria do BR Televisão.

Nenhum comentário: