16 fevereiro, 2010

Polêmica: Globo diminui som durante refrão do samba da Grande Rio

A transmissão da segunda noite do carnaval carioca pela TV Globo foi marcada por uma cena inusitada. Durante o desfile da Acadêmicos do Grande Rio, que contava os 25 anos do sambódromo carioca e que era patrocinado por uma cerveja, a emissora optou por reduzir o som do refrão do samba da agremiação. Por várias ocasiões, no momento em que o intérprete Wantuir cantava o trecho “camarote número 1”, a emissora aproveitava para reduzir o volume.


Globo não mostrou em detalhes o abre-alas que fazia referência ao "camarote número 1"
Foto: SRZD/Carnavalesco

A TV Globo teria tomado a medida para não desagradar um dos patrocinadores da transmissão, uma cervejaria concorrente. Além disso, o carro abre-alas da agremiação não foi mostrado detalhadamente. Nele, a escola reproduzia o sambódromo e o “camarote número 1”, mantido pela cervejaria na Sapucaí.
Transmissão
A cobertura dos desfiles realizadas pela TV Globo neste ano não desagradou apenas aos torcedores da Grande Rio. Em sites especializados na cobertura da folia, vários internautas criticaram a transmissão, que, neste ano, não se preocupou em apresentar as escolas ala por ala, e era interrompida frequentemente por entrevistas nos camarotes e em estúdio.
Uma das maiores reclamações foi em relação à “Esquina do Samba”, na qual o jornalista Chico Pinheiro e os comentaristas recebiam vários convidados no estúdio. Por diversas vezes, a emissora interrompeu a transmissão do desfile para entrevistar os convidados e houve momentos que mesmo durante o desfile de uma agremiação, os entrevistados cantavam o samba de uma escola concorrente.
Neste ano, a Rede Globo trocou o diretor responsável pela cobertura do evento. Boninho e Roberto Talma assumiram a vaga de Aloysio Legey e implantaram várias novidades, como a realização de shows para a produção das vinhetas dos sambas-enredo, a veiculação de pequenos documentários durante os desfiles e o novo formato da “Esquina do Samba”.

Créditos: Natelinha

Nenhum comentário: