02 março, 2009

TV Brasil exibe nova temporada de 3 programas

A TV Brasil está exibindo três programas consagrados da TV Cultura de São Paulo: os infantis Cocoricó e Vila Sésamo, e o Viola, Minha Viola.
Na programação infantil, cumprindo o compromisso de oferecer programas de qualidade às crianças brasileiras – em TV aberta –, a TV Brasil licenciou para sua própria grade e disponibilizou para as emissoras associadas na rede pública os programas Cocoricó e Vila Sésamo. Os programas são produzidos pela TV Cultura desde 1996, dentro de sua reconhecida e pioneira política de oferecer conteúdos infantis divertidos e formadores dos pequenos cidadãos.

Cocoricó De segunda a sexta, em dois horários: 9h45 e 15h.
Cocoricó já era exibido por vinte emissoras educativas e universitárias da rede Abepec. Com a decisão da TV Cultura de cobrar o licenciamento de seus programas,a TV Brasil entendeu que deveria continuar oferecendo esta programação a seus telespectadores e aos das emissoras que compõem a rede pública de televisão.
O programa Cocoricó é dirigido ao público pré-escolar (4 a 6 anos). A história é desenvolvida em um cenário – uma fazenda e seus animais –, e contada por meio de bonecos manipulados e passa conceitos de amizade, cidadania e matérias escolares. A série é composta por programas de 12 minutos, com cenários variados, e novo formato.

Vila Sésamo De segunda a domingo, às 10h e de segunda a sexta, às 15h30.
Sucesso em cerca de 120 países, Vila Sésamo, co-produção entre a TV Cultura e a Sesame Workshop, organização educacional sem fins lucrativos, retorna ao Brasil com dois personagens: Garibaldo, já conhecido do público e cujo nome é exclusivamente nacional; e Bel, criação especial para a versão atual. Por meio da convivência e das brincadeiras na Vila Sésamo, a dupla vai aliar conteúdos educativos ao entretenimento.
A atração é voltada ao público infantil de 3 a 6 anos e tem como objetivo familiarizar as crianças, em fase de pré-alfabetização, com o universo dos números, letras, sons, cores e dos livros. Além disso, o roteiro trabalha conceitos ligados ao cotidiano das crianças, como sociabilidade, diversidade cultural, tolerância, ética, medo etc. Também vai intercalar produções nacionais e norte-americanas com os quadros internacionalmente conhecidos – Brinque Comigo Sésamo (Play with Me Sesame), O Mundo de Elmo (Elmo´s World) e Global Grover. A direção é de Bete Rodrigues e Beatriz Rosemberg. No elenco, Magda Crudelli, Fernando Gomes, Carlota Joaquina e Eduardo Alves.

Viola, Minha Viola Aos domingos, 9h.
Da mesma forma, a TV Brasil negociou com a TV Cultura o licenciamento do programa Roda Viva, que já exibia, e o do Viola, Minha Viola, o programa de música sertaneja, apresentado por Inesita Barroso, que se tornou um sucesso de norte a sul do Brasil.
A presença na grade do programa Viola, Minha Viola vem ao encontro do compromisso da TV Pública Federal com a diversidade cultural e com a riqueza musical do Brasil, já expressa também na faixa musical semanal que apresenta, entre outros programas, o Clube do Choro e o Samba na Gamboa.
O Viola, Minha Viola é um dos mais antigos programas, no ar, da televisão brasileira. Com 28 anos de transmissão ininterrupta, a atração musical é apresentada pela cantora e folclorista Inezita Barroso, que fez do palco do Teatro Franco Zampari, em São Paulo, um altar da tradicional música de raiz. Em 2008, o Viola ganhou novo cenário, inspirado nas festas populares brasileiras. Fitas coloridas lembram as Folias de Reis e as festas santas. Uma cortina com dois mil fuxicos, feitos artesanalmente, também enfeita o cenário. O programa valoriza a diversidade de sons da música caipira, uma matriz que influenciou diversos gêneros da música brasileira. Entre as novidades, Inezita também mostra vídeos de festas folclóricas de todo país.
Ignez Magdalena Aranha de Lima, nome de batismo de Inezita Barroso, nasceu no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Filha de família tradicional paulistana, Inezita tem um coração caipira, recheado de amor pelas tradições populares. A direção do programa é de Maurício Valim.

TV aberta
Canal 2 VHF e 32 UHF (transmissora da zona rural).
Em SP
Canal digital 63 UHF
Net
Canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA)
Sky-Direct TV
Canal 116
TVA digital
Canal 181 (RJ e SP)
Na internet
www.tvbrasil.org.br

Nenhum comentário: