23 fevereiro, 2009

Carnaval 2009: A alta definição da Globo

A Globo anunciou que o Carnaval 2009 seria todo captado e exibido em HD (alta definição). Mas nem todas as câmeras que usou no sambódromo de São Paulo e está empregando na Sapucaí são de alta definição. São convencionais as câmeras que acompanham os repórteres na concentração e na dispersão das escolas, as que registram os intérpretes do samba, as que emitem grafismos e várias outras que acompanham a evolução das alas e alegorias pelo solo. Em alguns desfiles, cerca de 5% das imagens foram captadas sem alta definição.
As câmeras de HD têm o formato 16x9, mais horizontal, como a tela de cinema. As convencionais são 4x3, quase quadradas. Para compensar a falta de horizontalidade das câmeras convencionais, nas transmissões de seus canais digitais, feitas no formato 16x9, a Globo está colocando barras coloridas nas laterais da tela. Essas barras são sempre em alguma cor da escola que está desfilando.
A Globo fez uma transmissão mais limpa do Carnaval de São Paulo. Eliminou parte do grafismo que usava para encher a tela, como confetes e pierrôs. Neste ano, repórteres, apresentadores e comentaristas vieram mais contidos. Aparentemente resfriado, Chico Pinheiro tossiu quase tanto quanto emitiu elogios. Ao ver a Tom Maior desfilar, na sexta, Renata Ceribelli não resistiu e disparou dez "maravilhoso(a)" em 45 minutos.

Nenhum comentário: