20 fevereiro, 2009

“Carnavais do Brasil” - a folia, de Norte a Sul do país, na programação da TV Brasil


A TV Brasil apresenta o “Carnavais do Brasil”, tema escolhido pelo jornalismo da emissora pública para a cobertura do Carnaval deste ano. O telejornal Repórter Brasil transmitirá a festa do povo diretamente de cinco capitais — Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Olinda e Recife — em colaboração com a TVE da Bahia, a TV Universitária (TV U) e a TV Pernambuco (TV PE), emissoras locais que estarão dando apoio à transmissão nacional. Cristina Della Monica conduzirá o jornal de Brasília, Florestan Fernandes, de São Paulo; Carla Ramos, do Rio de Janeiro; Luciana Barreto, de Salvador e Lincoln Macario, da cidade de Olinda, em Recife.

As danças de raiz, o afoxé, os caboclinhos, além de blocos e trios elétricos, entre outras atrações regionais e folclóricas, poderão ser apreciados, simultaneamente, nessa grande integração que é a festa de Carnaval no Brasil. Os principais jornais transmitirão as folias de lugares tradicionais como o “Quatro Cantos”, sítio histórico de Olinda.

No Rio de Janeiro, além do foco na rua Marquês de Sapucaí, onde acontecem os grandes desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, o olhar da emissora se concentrará nos blocos carnavalescos, da zona norte à zona sul, nos clóvis e bate-bolas, além de outras manifestações que explodem fora do eixo turístico tradicional. Com o apoio da Rede Minas, a emissora estará presente nas cidades históricas. Além disso, o jornalismo da TV Brasil receberá matérias de Piauí, Acre, Amazonas, Belém, Sergipe, Maranhão e Santa Catarina.

O Pantanal também não podia faltar nesta festa que une os quatro cantos do país. De Recife, a TV Brasil transmitirá, ao vivo, no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, imagens do “Galo da Madrugada”, festa que recebe mais de um milhão de foliões. No Rio de Janeiro, não poderia faltar a alegria do “Cordão da Bola Preta”, último remanescente dos antigos cordões carnavalescos.

Durante o Carnaval, os interprogramas chegam como uma atração à parte do “Carnavais do Brasil”. Quase todos os breaks da emissora serão preenchidos por esses pequenos intervalos, com duração de até três minutos. Serão quase cem interprogramas interagindo com a programação de Carnaval da TV Brasil. Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Pernambuco e Bahia contrataram equipes para criar temas inusitados sobre a festa do rei Momo.

No Rio, o diretor e roteirista André Sampaio e o pesquisador de arte circense Marcelo Libar; em Pernambuco, o diretor Lírio Ferreira e o cantor e compositor Otto; no Maranhão, o cineasta Fábio Azevedo e a produtora e blogueira Dadá Coelho; em São Paulo, o integrante do Parlapatões Henrique Stroeter e o roteirista Hilton Lacerda e, na Bahia, a diretora Maria Carolina, o ator Bertrand Duarte e o diretor de arte Davi Cavalcanti.

O videomaker Arthur Omar, artista brasileiro contemporâneo, um dos primeiros a lidar com as novas mídias, assinará três interprogramas para a emissora: Êxtase 1, Êxtase 2 e Êxtase 3, que fazem parte do longa metragem de Omar, em construção, que vai mostrar 50 facetas sobre o mesmo tema. Segundo ele, “o êxtase é um fator de desconstrução da linearidade da linguagem, onde sons e imagens transmitem conteúdos não identificáveis”.

O fotógrafo veterano Ricardo Stein produzirá essas pequenas ações audiovisuais, “as chamadas mãos brasileiras” relacionadas à arte e à folia carnavalesca, como a feitura de fantasias, sapatos, lantejoulas e bordados, entre outros artefatos. Haverá, também, material produzido por ONGs e outras associações que trabalham com crianças e adolescentes nesta época do ano, em parcerias com Escolas de Samba, tais como “ Coração Unidos do Ciep”, “Império do Futuro”, “Petizes da Penha”, “Herdeiros da Vila” e a Escola Mirim da Portela (Filhos da Águia).

Além disso, foi realizada pesquisa no acervo histórico da emissora e criados outros interprogramas, como o “Abre Alas”, “Pequena Antologia da MPB”, “É Preciso Cantar”, entre outros. O telespectador poderá rememorar os principais cantores da Era do Rádio, como Marlene, Emilinha, Carlos Galhardo e outros, em pequenos números musicais acompanhados com a legenda “ TV Faz Bem Para Memória”.

Outra ação que faz a diferença no “Carnavais do Brasil” será a transmissão do "Fala Cidadão", em que os entrevistados cantarão suas músicas prediletas de temáticas carnavalescas.

Carnavais do Brasil é na TV Brasil.

Nenhum comentário: