10 fevereiro, 2009

Audiência do 'BBB 9' não decola

A média das duas primeiras semanas do "Big Brother Brasil 9", que estreou na Globo no último dia 13, foi de 36 pontos no Ibope. O resultado conseguiu superar os primeiros dias do "BBB 8" que, com 34 pontos, teve o pior desempenho no período, mas ainda amarga uma terceira posição no ranking das piores audiências do "Big Brother Brasil" em suas semanas iniciais. O segundo lugar fica com o "BBB 2" que, nas duas primeiras semanas, obteve média de 35 pontos de audiência. Marcado por surpresas na disputa, que começou com quatro selecionados concorrendo ao voto do público em uma casa de vidro, a nona edição do "BBB" teve sua audiência de estreia empatada com a edição anterior, alcançando 37 pontos.
A marca representa uma queda registrada nas últimas edições do reality show que, em anos anteriores, chegou a atingir 49 ("BBB 1") e 46 pontos ("BBB 5") de média de audiência em sua primeira noite de exibição.
Até agora, todas as eliminações do "BBB 9" --os chamados paredões-- exibidas às terças-feiras, alcançaram 32 pontos de média. A desistência de Leonardo, que na segunda-feira da semana passada foi eliminado do programa após a prova de resistência no quarto branco, alavancou os números, conquistando média de 35 pontos no programa daquela noite. A próxima disputa pela permanência na casa do reality show envolve Ana Carolina, Mirla e Newton. O paredão promete uma significativo número de votos do público, já que Ana e Ton são rivais declarados dentro do programa. Ana chegou a este paredão após receber cinco votos de seus colegas de confinamento, e Newton foi indicado por Priscila, a líder da semana. Um deles deixará o programa nesta terça (10).
Apesar da baixa audiência, o horário comercial do "Big Brother Brasil 9" continua bem cotado. O programa mal havia começado e já estava com seus intervalos praticamente todos vendidos até a final. De acordo com a coluna "Ooops!", do UOL, o "BBB 9" talvez seja o produto mais rentável e lucrativo da Globo do ponto de vista comercial. Segundo informações da coluna, a receita estimada para esta edição gira em torno de R$ 110 milhões.
A mesma coluna ainda atribui a baixa audiência dos programas de TV ao horário de verão e ao calor, que fazem com que os espectadores saiam de casa e não liguem a televisão. Com o término do horário de verão no próximo final de semana, resta saber se a audiência do "BBB 9" conseguirá superar as marcas atuais.

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